A luta para transformar a delegacia da OAB-GO de Posse em subseção foi relembrada ontem pela presidente eleita, Zoraide Rocha Magalhães, na cerimônia de posse dos diretores eleitos da entidade. Desmembrada da subseção de Formosa em setembro do ano passado, a subseção de Posse é a mais jovem do Estado. Diretores provisórios ficaram à frente da subseção, desde sua criação até o fim de 2006, e foram reconduzidos aos cargos na eleição realizada em novembro do último ano.
Na solenidade desta terça-feira, 6, tomaram posse além da presidente, o vice-presidente, Leomar Vieira de Melo, a secretária-geral, Lisiane Rosa Lunardi, o secretário-geral adjunto, Jucemar Bispo Alves, e o diretor-tesoureiro, Júnio César Bispo Alves. Eles firmaram juramento de acordo com o regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB e receberam os diplomas de diretores das mãos do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado.
O vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Enil Henrique de Souza Filho, e o conselheiro seccional, Sebastião Macalé Caciano Cassimiro, também prestigiaram a solenidade. Além de advogados e advogadas ligados à subseção, participaram ainda o juiz de direito, Felipe Vaz de Queiroz, a juíza do Trabalho, Valéria Cristina de Souza Silva, o promotor de justiça, Antônio de Pádua Freitas, e o presidente da subcomissão eleitoral, Otoniel Lopes Siqueira, que declarou eleitos e empossados os diretores da subseção.
Amparado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, o presidente da seccional falou sobre a multiplicidade de funções atribuídas à Ordem dos Advogados do Brasil, que vai do papel corporativo ao institucional. Lutamos prioritariamente pela valorização da categoria e pelos direitos e prerrogativas profissionais. Porém, a defesa dos interesses dos cidadãos também é função da OAB, disse. E é o fato de defender a cidadania que proporciona à categoria e à OAB o prestigio que têm na sociedade, explicou o presidente, especialmente aos empossandos que se comprometeram com esses deveres ao fazer o juramento.
Entendendo que o papel da categoria deve ser cumprido em toda parte, seja na capital ou no interior do Estado, Miguel Cançado ressaltou ainda que uma das metas da sua gestão é valorizar o advogado do interior e oferecer meios para que ele desempenhe com mais motivação e prestígio o exercício da profissão. Oferecer estrutura física e independência às subseções do interior do Estado é também garantir o respeito às prerrogativas profissionais.
A presidente da subseção de Posse afirmou que vai dar todo respaldo aos advogados do Nordeste goiano, que, segundo ela, há algum tempo eram esquecidos por estarem longe da capital, mas que no último mandato tiveram um grande apoio da OAB-GO. Recebemos uma atenção especial da seccional goiana, o que foi fundamental para realizarmos o nosso sonho de fazer de Posse uma subseção.
Na ocasião, Zoraide Magalhães anunciou uma conquista da nova diretoria. Na próxima sexta-feira,