Marduk Duarte, advogado, empresário e industrial goiano, integrante da Comissão de Direito Empresarial da OAB-GO, tomou posse como presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) na terça-feira (3), na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília, para o biênio 2011–2013. Marduk é ex-presidente da Associação de Jovens Empresários de Goiás (AJE). "A advocacia de Goiás e os goianos ficam honrados em partilhar da garra e do empreendedorismo esbanjados por este jovem talento do Direito e do ramo alimentício do Estado", diz o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio. A presidente da Comissão de Direito Empresarial da seccional, Lorena Barbosa Carneiro, tomou posse como coordenadora de agronegócio da Conaje.
Fundada há dez anos, a Conaje congrega mais de 36 mil jovens e possui representação em 24 estados, totalizando mais de 250 movimentos regionais em todo o território nacional. O trabalho realizado pela confederação tem como base a capacitação, o relacionamento e a representatividade dos jovens empreendedores brasileiros. A Conaje tem apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ações
A nova gestão investirá em projetos como os Empreendedores do Futuro, cujo principal objetivo é levar a cultura empreendedora às escolas, abrangendo os ensinos fundamental, médio e superior. “Queremos trabalhar o empreendedor desde o ensino fundamental até a formação da primeira empresa, reduzindo a mortalidade dos novos negócios”, frisa Marduk. O Projeto Primeira Empresa, que visa orientar o jovem na montagem do primeiro empreendimento, também será destaque para essa gestão da Conaje.
Outro ponto defendido é a redução dos gastos públicos e a correta aplicação dos recursos originários da pesada carga tributária brasileira. A Confederação manterá ações como o Dia da Liberdade de Imposto, cujo objetivo é mostrar ao consumidor a diferença da tributação no preço final dos produtos, e o Feirão do Imposto, evento anual em que os organizadores expõem, em local público, o valor dos impostos cobrados no preço final de venda dos produtos populares. A nova gestão da Conaje ainda se esforçará pela aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por meio da Comissão de Assuntos Legislativos, a Conaje buscará a aproximação dos jovens empreendedores com os poderes Legislativo e Executivo, em âmbito federal, para apresentação de ideias e realização de ações de apoio à produção com responsabilidade socioambiental. (com informações da Oficina de Comunicação)