A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, reiterou ontem (30) seu apoio ao movimento grevista das carreiras que formam a Advocacia Pública Federal do Estado. Entendo necessária a participação da OAB-GO na campanha do advogado público por melhores condições de trabalho, comprometeu-se o presidente da Seccional goiana, Miguel Ângelo Cançado.
Em assembléia no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), os manifestantes contaram também com a presença do secretário-geral da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin; da secretária-adjunta da Seccional goiana e delegada da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais da Advocacia Geral da União (Anajur), Maria Lucila Prudente; e da presidente da Comissão do Advogado Público e do Advogado Assalariado, Carla Queiroz.
A categoria composta pela Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional, Procuradoria do Banco Central e Defensoria Pública da União reivindica o cumprimento imediato do acordo firmado entre a Advocacia Geral da União, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Presidência da República, em 2006. O acordo prevê a implantação da simetria remuneratória gradual entre as carreiras essenciais da Justiça. Os advogados públicos querem ainda a melhoria da estrutura física dos locais de trabalho e a criação de uma carreira técnica de apoio com profissionais de nível superior, o que não existe na AGU.
Convidados a participar da próxima sessão plenária ordinária do Conselho Seccional da OAB-GO, os manifestantes encerraram a assembléia com a deliberação de um indicativo de greve. Polyana Rodrigues de Almeida Lima, advogada da União e delegada da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), confirmou a presença da categoria na sede da Seccional goiana, quarta-feira (5), às 17 horas, e agradeceu o convite. Mais uma vez, a Seccional goiana sai em nossa defesa e se mostra parceira do advogado público. Certamente não perderemos a chance de apresentar nossa luta aos conselheiros goianos, garantiu a delegada.
Ainda na quarta-feira, outro grupo de manifestantes segue para Brasília. Os advogados públicos serão recebidos pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Bernardo de Azevedo Bringel, depois fazem manifestação em frente ao Palácio do Planalto. A próxima assembléia geral da categoria está marcada para o dia 10 de setembro, às 16 horas, no auditório da ESA-GO.
31/8 12h45