Como parte da programação de comemorações ao Dia do Advogado, celebrado dia 11 de agosto, a OAB-GO e a Subseção de Pontalina homenagearam três advogados pioneiros nesta quarta-feira (12), em uma solenidade promovida e idealizada pelo presidente da subseção, Marcelo Marçal Vieira. Foram homenageados Antônio Leite, 79 anos, Dimas Marçal, 78, e Orizone José Vieira, 81 anos. Todos com mais de 50 anos de advocacia e ainda em pleno exercício da profissão.
Prestigiaram a homenagem surpresa o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, o vice-presidente, Henrique Tibúrcio Peña, o diretor-tesoureiro da Seccional, João Bezerra Cavalcante, os conselheiros seccionais Ezequiel Morais Silva e Carlos Barta, os presidentes das Subseções de Anicuns, Danilo Rios, e de Morrinhos, José Divino Morais, e o ex- conselheiro Amélio do Espírito Santo.
"Vai bem a entidade que sabe resgatar sua história", disse Miguel Cançado durante discurso na cerimônia. "E falar um pouco da história destes homens é resgatar parte da história da advocacia", salientou. Segundo Miguel Cançado, no momento em que se comemora o exercício da profissão, é importante ressaltar a história destes pioneiros que viveram períodos em que falar de liberdade e cidadania, princípios da advocacia, era proibido.
O vice-presidente da Seccional destacou que eventos como o de Pontalina deveriam ser uma constante. "É um exemplo para todos nós. Não podemos deixar de reconhecer o nosso passado", afirmou. Henrique Tibúrcio Peña. "Uma sociedade que reverencia seu passado, dá um passo no futuro", citou.
O presidente da Subseção de Pontalina justificou a homenagem: "São homens com mais de 50 anos de advocacia que são vistos todos os dias no fórum, trabalhando, com o vigor de jovens profissionais, e são merecedores desta deferência", ressaltou Marcelo Marçal.