A luta da OAB-GO pela valorização da advocacia e pela defesa do interesse público foi destacada pelo vereador Virmondes Cruvinel Filho ontem (15) durante homenagem prestada pela Câmara Municipal de Goiânia à advocacia, cuja data comemorativa é 11 de agosto, e aos 180 anos dos cursos jurídicos no Brasil. O Dia do Advogado é também a data da criação dos primeiros cursos de Direito no país, o que torna ainda mais especial a comemoração.
A defesa intransigente das prerrogativas profissionais, a busca pela melhoria do ensino jurídico e a luta pela cidadania é uma obra que deve ser de todos. Mas nessa jornada temos em Goiás um parceiro forte. Temos uma das mais eficientes seccionais da OAB, ressaltou Virmondes Filho.
O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, que recebeu uma placa em homenagem ao dia do advogado, disse ser justa e honrosa a referência à advocacia. É uma enorme satisfação poder dizer que nós integramos a categoria profissional mais importante deste país, a única expressamente referida no texto constitucional, exclamou. Nesse sentido, o presidente da OAB-GO lembrou decisão recente do Supremo Tribunal Federal, cujo relator foi o ministro Eros Grau, que dizia a OAB ocupa-se de atividades atinentes aos advogados, que exercem função constitucionalmente privilegiada, na medida em que são indispensáveis à administração da Justiça.
Miguel Cançado, afirmou, porém, que são muitas as responsabilidades da OAB, justamente em razão de sua relevância. Entre as atribuições delegadas a OAB no artigo 44 do Estatuto da OAB e da Advocacia (Lei nº 8.906) destacam-se: defender a sociedade, o respeito à Constituição Federal e pugnar pela rápida administração da justiça e da aplicação das leis. E a OAB-GO não se descuida das suas responsabilidades. A Seccional está firme na luta pela ampliação e consolidação das inúmeras conquistas da categoria, asseverou.
Além do presidente da Seccional goiana, também foram agraciados o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e vice-diretor da Faculdade de Direito da UFG, Cleuler Barbosa das Neves, o presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Otávio Alves Forte, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Marcello Terto, e o presidente da Associação dos Procuradores do Município (Aprom), Marconi Pimenteira.
O evento contou com a presença de diretores e integrantes do Conselho Seccional da OAB-GO e representantes da advocacia militante na capital. Estiveram presentes o vice-presidente da Seccional, Henrique Tibúrcio Peña; a presidente da Comissão do Advogado Público e do Advogado Assalariado, Carla Queiroz; os conselheiros seccionais Alexandre Magndo Guerra Marques, Alexandre Iunes Machado, Ezequiel Morais, Larissa Costa, Luciano Mtanios Hanna, Reginaldo Martins e Frank Alessandro Carvalhaes; além de integrantes da Comissão da Advocacia Jovem.