Advocacia de Piracanjuba pede melhorias para a comarca

24/02/2014 Notícias, Reunião

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, acompanhou o presidente da Subseção de Piracanjuba, Carlos Cruvinel, e advogados da cidade em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Ney Teles de Paula, na última sexta-feira (21). O encontro foi realizado no gabinete do desembargador e contou com a presença de magistrados e autoridades piracanjubenses.

Carlos agradeceu a oportunidade de ser recebido pelo presidente do TJ-GO e ressaltou as necessidades da comarca. "Sabemos que o Tribunal tem um projeto de reforma para o fórum, mas há uma demanda freada. Em curto prazo a reforma não vai contemplar todas as necessidades. A estrutura já não comporta mais." O presidente da subseção de Piracanjuba destacou que há um bom diálogo com o diretor do Fórum e que a subseção até abriu mão da sala da OAB-Go de apoio ao advogado no local para dar lugar ao arquivo. "A sociedade organizada vem aqui fazer essa reivindicação."

O juiz titular da comarca, Gabriel Consigleiro Lessa, afirmou que a estrutura atual do fórum é precária. "Não temos estrutura para atender não só o advogado, mas toda a sociedade. Não temos salas de audiências; elas são realizadas no Tribunal do Júri. Quando recebermos mais um juiz, não teremos espaço." Gabriel ressaltou que a comarca tem mais processos e menos espaço físico que comarcas vizinhas que têm até três juízes. "Infelizmente estamos usando a sala da OAB-GO como arquivo porque nossa estrutura não comporta mais. Uma sugestão é a construção de um prédio anexo para abrigar tanto o almoxarifado quanto o arquivo, além de uma reforma com ampliação do espaço físico já existente."

O presidente do TJ-GO manifestou o desejo de atender às reivindicações da comarca, realizando, inclusive um mutirão para desafogar o número de processos. Com relação à reforma, o diretor-geral do TJ-GO, Wilson Gamboge, informou que ela já está incluída nas listas de prioridades do Tribunal. "O projeto já está pronto para ser licitado ainda em março. O plano é de que a obra dure cerca de 90 dias", afirmou.

Henrique Tibúrcio destacou que a ampliação do fórum seria a solução ideal para a comarca de Piracanjuba. "A ampliação é necessária, mesmo que o estudo de um novo projeto demore um pouco mais. Isso resolveria o problema por mais tempo, já que hoje o espaço é bem acanhado."

Mais juízes e servidores

Durante a reunião, o presidente do TJ-GO anunciou que será realizado ainda neste ano um novo concurso para juízes e também para servidores. "Abriremos cerca de 40 novas vagas para magistrados. Já estamos em processo de escolha da instituição que irá realizar o certame", afirmou o desembargador. Ainda de acordo com Ney Teles de Paula, o edital para o certame deve sair até julho, enquanto o edital do concurso para novos servidores deve sair até abril. "Será o primeiro concurso unificado para servidores do Poder Judiciário em Goiás, o que vai gerar um cadastro de reserva."

O presidente da OAB-GO comemorou o anúncio do desembargador. "Um segundo concurso deve resolver com mais eficácia os problemas de falta de juízes em todo o estado."

Além do presidente da subseção e do juiz titular de Piracanjuba, faziam parte da comitiva da comarca o presidente da Academia Piracanjubense de Letras e Artes, José Divino Alves; presidente e vice-presidente da Câmara dos Vereadores, William Borges Feitoza e Yuri Santiago Alves; presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Município, Sebastião Alves Mega; presidente a Associação Piracanjubense de Orquidófilos, Wilson Borges Pereira; presidente do Sindicato Rural, Eduardo Iwasse; diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Doriocan Santos; presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba, José Lourenço de Castri Filho, e o representante da APAE de Piracanjuba, José Donizete de Lima.

Também estavam presentes na reunião os desembargadores Geraldo Gonçalves da Costa e Jeová Sardinha de Moraes; os juízes-auxiliares da Presidência, José Ricardo Machado e Carlos Magno Rocha da Silva; o secretário-geral da Presidência, Fernando Chaves; o juiz substituto em 2º grau, José Carlos de Oliveira; juízes Carlos Elias da Silva e o coordenador de obras, Luiz Cláudio Dias Ferreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×