A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) anunciaram nesta terça-feira (17) adesão à campanha Ficha Limpa Goiás, lançada pela OAB-GO. A campanha tem como foco propor aos três poderes nas esferas estadual e municipal que adotem os critérios previstos na Lei Complementar n°135/2010, a Lei da Ficha Limpa, para contratação em cargos comissionados. Para que isso ocorra, é necessário que os respectivos poderes aprovem legislações que regulamentem essa prática. O anúncio foi realizada num encontro com a imprensa no Morar Mais.
?A campanha Ficha Limpa Goiás pertence a toda a sociedade e é muito gratificante receber o engajamento de entidades de grande importância que vêm somar muito a essa iniciativa?, afirma o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio. “A Abrasel é participativa e está engajada em assuntos de relevância para a sociedade, a Ficha Limpa Goiás interfere positivamente na vida de todos nós, por isso não poderíamos abrir mão de participar”, disse o presidente da Abrasel, Rafael Carvalho.
Estiveram presentes ainda o presidente da Abrajet Goiás, Arthur Rezende, o vice-presidente da entidade, José Torres, e o secretário, Elpídio Fiorda Neto. “Precisamos moralizar a política e essa iniciativa cumpre esse papel”, afirmou Arthur Rezende.
A partir da próxima semana, a Abrasel disponibilizará diariamente em um de seus associados um notebook para que clientes dos restaurantes participem do abaixo-assinado. Até o momento, foram colhidas cerca de 5 mil assinaturas.
A OAB-GO encaminhou ofícios à prefeitura de Goiânia, ao governo do Estado, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça de Goiás. As 40 subseções da OAB-GO também estão encaminhando ofícios semelhantes às prefeituras de suas regiões. O governo do Estado assinou decreto no dia 30 de março, quatro dias após o lançamento da campanha, adotando os critérios da Ficha Limpa para contratação de comissionados. A Assembleia Legislativa também adotou medida nesse sentindo, no dia 10 de abril.
Mobilização
O site www.fichalimpagoias.com.br funciona como canal para a produção de um abaixo-assinado que será entregue aos órgãos que já receberam os ofícios. ?A sociedade brasileira pediu a Ficha Limpa, agora pretendemos sensibilizar os poderes do Estado e mostrar às autoridades que os goianos querem que os comissionados também tenham ficha limpa?, afirma Henrique Tibúrcio.
Além do site, serão distribuídos cartazes e adesivos em todo o Estado, com o intuito de mobilizar a população a se engajar na campanha. Também anunciaram oficialmente adesão a Acieg, a Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), a Associação Goiana dos Advogados Públicos Autárquicos (Agapa), a Maçonaria e o CA de Direito da PUC-GO.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO