Abertura do I Congresso da Advocacia no Interior Goiano discute empreendedorismo, marketing e advocacia 5.0

05/09/2025 Notícias

A advocacia marcou presença nesta quinta-feira (4 de setembro), em Caiapônia (GO), na abertura do I Congresso da Advocacia no Interior Goiano, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). O evento reuniu advogados e advogadas para discutir temas atuais, como a Advocacia 5.0, empreendedorismo e o uso estratégico do marketing no exercício da profissão.

A abertura do congresso contou com a presença do presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins; da secretária-geral, Talita Hayasaki; da secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior; da secretária-geral da Casag, Chrissia Bandim; e da diretora-adjunta da Escola Superior da Advocacia (ESA), Mariana Dias. Também prestigiaram o evento conselheiros seccionais e federais, além de diretores das subseções de Iporá, Piranhas, Rio Verde, Jaraguá, Aparecida de Goiânia, Anicuns, Jataí, entre outras, bem como diversas autoridades locais e regionais.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, celebrou a realização do congresso em Caiapônia e destacou o significado do evento para a advocacia do interior. “É uma alegria imensa estar em Caiapônia, vivendo este momento tão simbólico para todos nós. Estamos inaugurando aqui uma nova fase, um novo tempo e um novo conceito: o de levar grandes eventos da Ordem para o interior de Goiás, com a mesma qualidade, estrutura e relevância dos que acontecem na capital. É motivo de grande satisfação estar presente neste momento histórico”, concluiu.

O presidente da Casag, Eduardo Cardoso Júnior, destacou a importância do evento como símbolo do compromisso da entidade com toda a advocacia goiana. “Este primeiro congresso representa muito para nós da Casag. Nosso objetivo é levar à advocacia, seja na capital ou nos quatro cantos do estado, aquilo que ela mais precisa: estrutura, conhecimento e inovação. Neste congresso, estamos trazendo o que há de mais atual: tecnologia, inteligência artificial, debates qualificados e ferramentas práticas. Que este seja um espaço de muito aprendizado, boas conexões e fortalecimento da advocacia”, concluiu.

A diretora-adjunta da ESA, Mariana Dias, abriu sua fala transmitindo os cumprimentos do presidente da Escola, Rodrigo Lustosa. “Trago o abraço e os votos de sucesso do presidente Rodrigo Lustosa, que se dedicou com muito empenho à organização deste Congresso, mas que, por conta de um imprevisto, infelizmente não pôde estar presente. Ainda assim, faço questão de reforçar seu entusiasmo e apoio a esta iniciativa tão importante para a advocacia do interior”, destacou.

Por sua vez, a anfitriã da noite, Priscila Branquinho, se emocionou ao dar boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento para a advocacia do interior. “É uma imensa alegria receber cada um de vocês aqui. Este é um momento histórico para a advocacia do interior, porque simboliza a força da nossa classe e, principalmente, a união que nos trouxe até aqui. Se hoje somos conhecidos como a capital das cachoeiras, hoje Caiapônia também se torna, com muito orgulho, a capital da advocacia do interior goiano”, disse a presidente da OAB Caiapônia.

Palestra magna: O futuro da advocacia

Um dos pontos altos da noite foi a palestra magna “Advocacia 5.0”, ministrada pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins. A palestra teve como presidente de mesa a presidente da OAB Caiapônia, Priscila Branquinho, e contou com a participação da conselheira Suellen Garcia como debatedora.

Durante a apresentação, foram abordadas tendências tecnológicas, novas formas de relacionamento com clientes e estratégias para modernizar a prática advocatícia, destacando como os escritórios podem se adaptar às mudanças do mercado sem perder a excelência jurídica.

Na oportunidade, Rafael Lara destacou a chegada de uma nova era para a advocacia. Segundo ele, esse novo modelo vai muito além da tecnologia. “Estamos diante de um momento histórico. A advocacia 5.0 não se resume ao uso de ferramentas digitais, mas se sustenta em pilares como propósito, empatia, responsabilidade social e educação continuada. A tecnologia é uma aliada indispensável, e é preciso saber usá-la de forma inteligente. Em breve, só existirão dois tipos de advogados: os que aprendem a usar a inteligência artificial, e os que deixarão de advogar”, disse.

Advocacia, empreendedorismo e marketing

Na sequência, o painel de abertura do Congresso reuniu a conselheira federal por Goiás, Thais Inácia, e a mentora de advogados(as), Mayte Feliciano, que discutiram a importância do marketing e da mentalidade empreendedora para o sucesso profissional. O debate foi conduzido pela conselheira Paula Faids, presidente de mesa, e contou com o presidente da OAB Catalão, Thadeu Aguiar, e o membro da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) de Iporá, Kaique Ribeiro Peres, como debatedores.

Durante sua palestra, a conselheira federal por Goiás e produtora de conteúdo, Thaís Inácia, abordou o poder das redes sociais como ferramenta de transformação e conexão. Com o tema “Conexões que geram resultados”, Thaís destacou a importância de sair do foco em si mesmo para olhar verdadeiramente para o outro. “Rede social não é sobre você, é sobre a transformação que você gera na vida de alguém”, afirmou. Ela reforçou que, mais do que tentar ser interessante, é preciso ser útil. De forma clara e acessível, a conselheira ensinou estratégias para gerar valor nas redes, captar clientes, construir autoridade e criar conteúdos que realmente dialoguem com as dores e necessidades do público. Após a apresentação, o conselheiro Kaique Rodrigues, da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), trouxe reflexões sobre o tema sob a ótica da jovem advocacia.

Por sua vez, a especialista em gestão Mayte Feliciano abordou temas fundamentais para a advocacia moderna: empreendedorismo e gestão estratégica. Destacando a importância de um conhecimento jurídico sólido e da atualização constante, ela pontuou que a excelência técnica, por si só, não basta. “Gestão é o que permite escalar. É o motor da alta performance”, afirmou. Mayte falou sobre a necessidade de otimizar processos, automatizar rotinas, estabelecer prioridades estratégicas, aprimorar a comunicação e investir em planejamento, elementos essenciais para quem busca uma atuação mais eficiente, produtiva e sustentável na advocacia.

Oficina jurídica 

Antes de sua abertura oficial, o Congresso também incluiu uma oficina prática sobre “Atos Notariais Eletrônicos via Plataforma e-Notariado”. Ministrada por Kathynne Carvalho, Darleide Teixeira Borges Alves e Carlos Rogério de Oliveira Londe, a atividade teve como objetivo capacitar advogados, bacharéis e estagiários para realizar atos notariais de forma prática e segura, dominando o sistema eletrônico de cartório. A programação seguiu com o momento de networking “Conexão & Café”, oferecendo aos participantes a oportunidade de trocar experiências e fortalecer laços profissionais.

Ainda durante o evento, estiveram presentes as conselheiras seccionais Andressa Rodrigues, Tatiana Givisiez, Marion Cristina, Maria Aparecida, Flávia Torres, Paula Faids, Walter José Neto e Suellen Garcia. Também estiveram presentes o juiz e diretor do Foro da Comarca de Caiapônia, Eduardo Guimarães; o promotor de Justiça, Elias Oliveira; o delegado de Caiapônia, Ramon Queiroz; o tenente-coronel da Polícia Militar, Silva Filho; e a vice-prefeita de Palestina, Sula Leite. Também marcaram presença o prefeito de Caiapônia, Argemiro Rodrigues, e a deputada federal Lena Borges.

Programação

O segundo dia do I Congresso da Advocacia no Interior Goiano promete aprofundar ainda mais as discussões sobre o futuro da profissão, com painéis voltados à transformação digital, inteligência artificial, presença estratégica no mercado e empreendedorismo jurídico. Além disso, serão abordadas estratégias de gestão de escritórios, produtividade e agilidade na advocacia, e a valorização da voz do interior na construção de uma advocacia cada vez mais conectada e inovadora. O dia também contará com oficinas práticas, oferecendo aos participantes ferramentas para otimizar a atuação profissional e ampliar a eficiência nos serviços jurídicos.