"Queremos oferecer todas as condições necessárias para que o advogado iniciante supere a primeira fase da carreira com êxito". A declaração foi proferida pelo presidente da Seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio, nesta sexta-feira (18), durante a abertura do I Colégio de Presidentes da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, que vai até sábado (19), na sede administrativa da instituição, em Goiânia.
Inicialmente, Tibúrcio empossou os presidentes das comissões da advocacia jovem das subseções da OAB-GO, que fizeram um juramento ao assumir o cargo. "Agradeço, desde já, a disposição de vocês em atuar pela advocacia jovem de Goiás", disse o presidente da instituição. "A partir de agora, vocês têm a função de trazer para a Seccional as demandas dos advogados em início de carreira do interior do Estado", informou Tibúrcio, que destacou a importância do encontro para que os novos representantes da categoria possam levar para as subseções todos os serviços oferecidos pela Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Seccional.
Na ocasião, Henrique Tibúrcio fez questão de lembrar que, desde o início do ano, os advogados iniciantes inscritos na OAB-GO têm 20% de desconto nas três primeiras anuidades. Instituído no início de 2009, o benefício era concedido apenas para os dois primeiros pagamentos. "Entendemos que a advocacia jovem precisa de atenção especial já que, no começo de uma carreira, são muitos os obstáculos a serem vencidos", ressaltou o presidente da OAB-GO. "A partir de agosto, A Escola Superior de Advocacia de Goiás irá promover cursos telepresenciais em todas as subseções do Estado, ampliando o número de atividades de aperfeiçoamento nas subseções, o que também beneficiará os novos profissionais que atuam no interior", anunciou Tibúrcio.
Em seu discurso, o presidente da CAJ da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Neto, informou que a comissão já realizou uma quantidade surpreendente de reuniões e ações desde o início da gestão, o que motiva a diretoria da comissão a querer estender seus serviços às subseções. "Agradeço a todos os integrantes da CAJ, que têm trabalhado intensamente em prol da advocacia jovem", afirmou. "Estamos muito satisfeitos com a realização deste evento, que é o início efetivo da expansão da CAJ para o interior do Estado", enfatizou Enil Neto ao abrir o evento.
Nesse sentido, o ex-presidente da CAJ na gestão passada, Otávio Alves Forte, conselheiro seccional da OAB-GO e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira, disse que também se sente gratificado com a realização do encontro. "É a concretização de um sonho que nasceu há quatro anos", confessou. "É um evento histórico, pois reúne, pela primeira vez, representantes da advocacia jovem das subseções", destacou Otávio Forte.
A solenidade contou com a participação do diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Miguel Cançado, que disse aos participantes do encontro que o relevante papel exercido pela OAB se deve, fundamentalmente, ao trabalho desenvolvido pelos integrantes das comissões da instituição. "São as ações das comissões que atendem, diretamente, à demanda diária da advocacia", ponderou Miguel Cançado ao ressaltar a importância da categoria. "A advocacia é a única profissão expressamente citada no texto constitucional e isso se deve ao fato de ser fundamental à administração da Justiça", finalizou.
Também compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o vice-presidente da Seccional, Sebastião Macalé; o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges; a secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Prudente de Carvalho; o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos; o conselheiro federal da OAB por Goiás Marisvaldo Cortez Amado; e o coordenador do evento e da Subcomissão de Visitas Institucionais da CAJ, Rodolfo Luiz de Souza Carvalho Domingues.
O objetivo do evento é passar aos presidentes das comissões da advocacia jovem das subseções orientações a respeito dos projetos desenvolvidos pela CAJ da Seccional para que os mesmos possam ser implantados também nas unidades da OAB-GO no interior. Dessa forma, espera-se promover a interação de todos os Advogados em início de carreira do Estado, bem como aproximá-los da instituição.