A postagem do jornalista Gilberto Dimenstein, por meio das redes sociais, em que veiculou de maneira inapropriada o termo “autismo”, causou polêmica na internet. Graças a um e-mail enviado pelo presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hebert Batista, para o profissional, a postagem foi apagada.
“Gilberto Dimenstein agradece muito o contato e suas considerações, e entende que é de suma importância a observação quanto ao uso inadequado e veiculação inapropriada do termo “autismo” e, que não reflete, de nenhuma maneira, seu entendimento deste distúrbio”, respondeu por meio de sua assessoria pessoal.
“Gilberto já apagou o referido post de sua rede social Facebook, para atestar a sua preocupação em não reforçar interpretações preconceituosas”, concluiu. Na ocasião, o jornalista afirmou que “Lula pirou? Ou entrou num surto de autismo?”
“Extrai-se da postagem o teor absolutamente pejorativo na utilização de “autismo”, com o intuito de desqualificar as atitudes do destinatário de suas críticas, utilizando-se da deficiência como adjetivo em tom depreciativo”, pontuou Hebert, na oportunidade.
(Texto: Felipe Cândido – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)