As ações programadas pela OAB-GO visando à justiça e transparência do processo eleitoral em Goiás foram tema de reunião, nesta terça-feira (19), entre o presidente da seccional, Henrique Tibúrcio, o coordenador do Movimento Eleições Limpas 2014, Flávio Buonaduce Borges, e o procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Wolff.
Henrique Tibúrcio demonstrou a preocupação da OAB-GO: "temos que participar ativamente desse processo, difundindo informações sobre o que é permitido e o que não é e incentivando a população a denunciar práticas ilegais durante as eleições".
Assim como em 2012, a OAB-GO disponibilizará à sociedade goiana o telefone 0800-642-2210, além do correio eletrônico [email protected] por meio dos quais será possível tirar dúvidas sobre legislação eleitoral e denunciar, com garantia do sigilo do denunciante, supostos atos ilícitos, que serão encaminhados às autoridades competentes para apuração dos fatos.
A conscientização do eleitor é ponto central do Movimento, segundo avaliação do coordenador Flávio Buonaduce Borges. "Facilitar o acesso à informação é essencial para despertar o cidadão a participar ativamente do processo eleitoral".
A seccional goiana da OAB fez questão de conversar com o procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Wolff, para manter a parceria entre as entidades. O procurador enalteceu a iniciativa da instituição e confirmou a relevância da parceria. "A Ordem compartilha dos nossos objetivos em prol da sociedade. Vamos checar todos os fatos encaminhados".
Para o presidente da Ordem, a atuação da instituição é um dever cívico na busca por transparência e justiça. "Somos, historicamente, um canal importante de comunicação entre a sociedade e os órgãos públicos".
Nesta quarta-feira (20), diretores da OAB-GO e do Movimento Eleições Limpas se reunirão com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE), Walter Carlos Lemes, para falar das ações da seccional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO