O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, esteve na cidade de Goiás, nesta segunda-feira (5), para as comemorações dos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Os presidentes das subseções de Goiás, Haroldo Machado Filho, e de Piracanjuba, Carlos Cruvinel, também prestigiaram os eventos.
As solenidades começaram com missa em ação de graças realizada na Catedral de Santana, na Praça do Coreto. Em seguida, foi realizada a solenidade oficial de abertura das comemorações, no Teatro São Joaquim, com palestra do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, o escritor Geraldo Coelho Vaz sobre a "Memória do Poder Judiciário de Goiás".
Os eventos contaram com a participação de inúmeras autoridades, entre elas, o governador Marconi Perillo; a presidente da OVG e primeira-dama, Valéria Perillo; o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira; o presidente e vice-presidente do TRE, Walter Carlos Lemes e Kisleu Maciel Filho; a senadora Lúcia Vânia; a prefeita de Goiás, Selma Bastos; o defensor geral de Goiás, Cleomar Esselin Filho; além de advogados, desembargadores, deputados estaduais e vereadores locais.
A história da instalação do Poder Judiciário em Goiás foi relembrada pelo presidente do Tribunal, desembargador Ney Teles de Paula, o 62º a ocupar o cargo como um "marco para a história da própria cidade, a então capital Vila Boa".
O Tribunal da Relação, como era denominado o Judiciário na época, foi instalado em 1874, ainda no período da monarquia, por decreto do imperador Dom Pedro Segundo. Foi o oitavo Tribunal do país.
Para o presidente Henrique Tibúrcio, é honroso prestigiar as solenidades que registram a relevância histórica do Estado no contexto nacional como um dos primeiros tribunais a ser instalado no país. "É muito gratificante fazer parte de uma comemoração que resgata a nossa história e revela como ocorreu o início do Poder Judiciário goiano. Trata-se de justa homenagem àqueles que participaram das origens da justiça em Goiás", destaca.
Programação
A agenda das comemorações segue por toda a semana, com exposição de fotografias históricas, concurso de redação, lançamento do Selo Comemorativo dos 140 anos pelos Correios, palestras e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiás (veja programação completa no site do TJ-GO).
Destaque para a exposição de processos históricos – datados do século 19 – que irá contar história da legislação e, por consequência, da sociedade. Nos autos retratados, pedidos de alforria, inventário listando escravos como animais e crimes de menor relevância julgados em júri popular. A exposição começou nesta segunda-feira (5), na cidade de Goiás, e, nesta terça-feira (6) será aberta em Goiânia, no hall de entrada do TJGO, onde fica até o dia 16.
Para o presidente do TJGO, o desembargador Ney Teles de Paula, as comemorações são importantes para destacar o histórico e o legado do Poder Judiciário em Goiás. "O TJ-GO é um dos dez maiores tribunais do país, com mais de cinco mil funcionários. Buscamos mais parâmetros de modernidade e agilização da justiça e nossa meta é melhorar a cada ano".
Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-GO e do Centro de Comunicação Social do TJ-GO