O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, discutiu na terça-feira (18) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Joaquim Mesquita, providências para evitar excessos na manifestação que será realizada nesta quinta-feira (20) em Goiânia. As comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da Ordem vão acompanhar todo o protesto como observadores.
"A OAB-GO estará presente para garantir que os direitos civis não sejam violados. Nossa preocupação é evitar excessos de ambas as partes, sobretudo da parte da polícia, que é o lado mais forte", afirmou Tibúrcio.
Mesquita informou que a inteligência da Polícia Civil e a Polícia Militar estão trabalhando integradas. "Amanhã teremos uma reunião para debater o assunto. O comandante-geral vai reunir amanhã toda a tropa que vai atuar na manifestação. Estamos trabalhando para que tudo ocorra dentro da normalidade, para isso o alto comando da PM foi escalado para liderar a tropa", garantiu o secretário.
Tibúrcio destacou a iniciativa do movimento de realizar uma manifestação pacífica, o que exige a contribuição das polícias. Mesquita disse que a orientação é que em caso de excessos, a repreensão seja tratada individualmente. "Temos de individualizar a conduta. Se ocorrer excesso, o indivíduo que o cometer é que tem de ser punido, de ambas as partes. Todo excesso por parte da polícia é apurado", afirmou.
Tibúrcio destacou o momento histórico do País e que a Ordem oferecerá o apoio necessário para a preservação do direito à manifestação. "Integrantes das duas comissões trabalharão como observadores e vão registrar todo o qualquer desvio. No caso de haver prisões indevidas, os advogados prestarão assistência aos manifestantes", afirmou o presidente da OAB-GO.
Participaram também da reunião o secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Mônica Araújo de Moura, e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da seccional, Rodrigo Lustosa Victor.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO