O professor Vitor Rhein Schirato, doutor em Direito do Estado, ministrou nesta segunda-feira (10) a palestra de abertura do curso preparatório para o concurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o primeiro a ser desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO. Além dos concursandos, prestigiaram o evento o secretário-geral da Ordem, Julio Cesar Meirelles; o diretor-geral da ESA, Flávio Buonaduce Borges; o procurador do Estado Bruno Bizerra, que é coordenador do curso; e o diretor-adjunto da ESA e conselheiro seccional Otávio Forte.
Na abertura do evento, o secretário-geral da seccional goiana destacou que com a realização do curso preparatório, a ESA coloca em prática um anseio do presidente Henrique Tibúrcio, que é atender os advogados que optam pela carreira na advocacia pública. “A Ordem quer tornar o profissional cada vez mais apto na carreira que pretende seguir, seja na advocacia privada ou nos concursos públicos”, diz.
O diretor-geral da ESA afirma que este é apenas o primeiro curso preparatório que a escola vai oferecer, seguindo nova política da Ordem, que é direcionar ensino jurídico também para os advogados que optarem pela carreira na advocacia pública. “A ideia é que esse seja o primeiro de vários. Pretendemos fazer sempre cursos preparatórios para concursos estaduais relacionados à advocacia”, afirma Flávio Borges.
O coordenador do curso explica que teve preocupação primordial com a seleção dos professores, mesclando nomes já consagrados em preparatórios com professores que são procuradores do Estado. “Em segundo lugar, nos preocupamos com a linha de abordagem das disciplinas. A intenção é enfatizar justamente aquele tipo de conhecimento que o aluno precisa oferecer em um concurso para procurador do Estado. Por isso, as disciplinas de Direito Público terão uma ênfase que não é dada em outros preparatórios. O advogado, sabendo disso, terá condições de se preparar melhor”, garante Bruno Bizerra.
Palestra
Em sua palestra, o professor Vitor Rhein Schirato falou sobre os Desafios do Estado e da Procuradoria nos Serviços Públicos em Regiões Metropolitanas. Ele discorreu sobre como se configura a ideia de serviço público atualmente e como essa ideia se aplica a uma região metropolitana como Goiânia. “É um tema que tangencia tanto a defesa de direitos do Estado, ou seja, a defesa de um arcabouço legislativo; como a defesa do cidadão, contra quem o cidadão tem direito. Essa parte é fundamental para o advogado que pretende seguir a carreira pública”, orienta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO