OAB-GO e Corregedoria-Geral da Justiça promovem webinário sobre a Central de Atendimento do Poder Judiciário

25/03/2026 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, realizará na próxima segunda-feira, 30, às 11 horas, um webinário para apresentar a Central de Atendimento do Poder Judiciário (CAP)  aos advogados goianos e orientá-los sobre o melhor uso dessa ferramenta no atendimento às demandas judiciais.

O evento será direcionado especialmente à advocacia com demonstrações específicas das suas funcionalidades. Participarão do webinário o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, os corregedores desembargadores Marcus da Costa Ferreira (Geral) e Anderson Máximo de Holanda (Cogex).

A CAP é voltada à padronização e sistematização do atendimento, com foco na promoção de comunicação eficiente entre jurisdicionados, advogados e unidades judiciais e administrativas. O acesso ao serviço ocorre por meio de canais digitais como o WhatsApp e o portal eletrônico da Corregedoria.

Atualmente, a CAP está instituída em mais de 80% das unidades do primeiro grau no Estado, incluindo varas judiciais, Unidades de Processamento Judicial (UPJs) e Núcleos de Justiça 4.0. A previsão institucional indica a implantação integral em 100% dessas unidades até o final do mês de abril deste ano.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos usuários do sistema de justiça um atendimento ágil, uniforme e efetivo, independentemente da unidade demandada, além de  possibilitar à Corregedoria o acompanhamento e a fiscalização dos atendimentos realizados, visando o aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional.

No âmbito das suas atribuições, a CAP destina-se ao atendimento das demandas judiciais de primeiro grau, desde que haja a indicação do número do processo. Quando esse número não existe, o atendimento é operacionalizado pela Central de Atendimento da Corregedoria (CAC). O mesmo encaminhamento à CAC acontece se as demandas forem relacionadas ao extrajudicial, assim como reclamações, sugestões ou registros de protocolos não solucionados.

Como etapa de expansão, a Corregedoria prevê a ampliação da CAP para outros setores estratégicos do Judiciário, com inclusão futura da Contadoria Judicial, Diretorias de Foro, unidades administrativas e gabinetes, o que permitirá maior integração e alcance do modelo de atendimento.

(Texto: Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Arte: Hellen Bueno: Diretoria de Planejamento e Programas das Corregedorias)