OAB-GO conclui primeiro ano da segunda gestão com conquistas históricas em anuidade, advocacia dativa, inovação e prerrogativas

09/02/2026 Balanço, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) conclui o primeiro ano da segunda gestão do presidente Rafael Lara Martins, no próximo sábado, 14 de fevereiro, com um conjunto de resultados históricos para advocacia goiana. Entre os principais avanços estão a redução da anuidade, a quitação de débitos com a advocacia dativa, o fortalecimento da defesa das prerrogativas e o pioneirismo em inovação e qualificação profissional.

Pela primeira vez em seus 94 anos de história, a advocacia goiana registrou a maior redução percentual já aplicada no valor da anuidade. Para 2026, o valor é 11% menor do que o de 2025, alcançando patamares inferiores a mil reais.

A inovação também se destaca neste período com o lançamento da LIVIA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para apoiar a advocacia goiana no exercício profissional. Com a iniciativa, a OAB-GO tornou-se a primeira Seccional do país a oferecer uma solução própria de IA.

Ainda no campo tecnológico, foi lançada a ISA (Inteligência de Suporte à Advocacia), plataforma digital que moderniza os serviços institucionais ao possibilitar peticionamento interno com uso de IA, abertura de sociedades em até 17 segundos e maior automação de processos. A ferramenta integra-se ao Portal Expresso e ao sistema G-Proc.

“O balanço do primeiro ano de gestão revela equilíbrio entre as diferentes áreas de atuação, devolvendo a anuidade em benefícios reais para a advocacia. Sem sombra de dúvidas, atingimos nossos objetivos e já nos preparamos para que 2026 seja um ano de superação”, avalia o presidente da OAB-GO.

Prerrogativas e qualificação

Na defesa das prerrogativas, a Seccional mantém atuação permanente. Ao longo deste primeiro ano, contabilizou 1.214 processos em trâmite, 824 protocolos recebidos, 495 novos processos autuados, 2.030 despachos proferidos e seis notas de desagravo público. A atuação inclui, ainda, plantão 24 horas e acompanhamento presencial de diligências das polícias Civil e Federal.

A qualificação profissional manteve papel central na gestão. A Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO) emitiu 14.179 certificados a partir da realização de 887 cursos e eventos, que somam 5.151 horas de aula. Ao todo, foram promovidos 314 eventos nas subseções, 460 em Goiânia e 113 na modalidade on-line.

Paralelamente, a OAB-GO fortaleceu o empreendedorismo jurídico por meio do Projeto Incubadora de Novos Escritórios, desenvolvido em parceria com o Sebrae Goiás. A iniciativa oferece consultorias, workshops e mentorias voltadas à gestão e à sustentabilidade dos escritórios, beneficiando mais de mil advogados e advogadas.

Gestão interna

No campo da infraestrutura, a OAB-GO entregou dez obras nas subseções de Jaraguá, Cidade de Goiás, Valparaíso, Águas Lindas, Niquelândia, Senador Canedo e Morrinhos. As subseções de Itaberaí, Ceres e Inhumas têm salas revitalizadas, enquanto a sala do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), em Anápolis, passa por reforma com a implantação de sistema de autoatendimento. Outras cinco obras seguem em andamento nas subseções de Rubiataba, Jataí e Santa Helena.

A participação institucional também foi ampliada, com 10.705 advogados inscritos em 133 comissões temáticas. No campo disciplinar, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) registra redução de 33% no acervo processual e julga 285 processos ao longo do ano, reforçando o compromisso com a ética, a eficiência e a segurança jurídica.

Já a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) concedeu 521 auxílios financeiros, com destaque para os 444 auxílios-maternidade, e ampliou sua rede de benefícios. A entidade encerrou com 521 convênios ativos, sendo 394 firmados nas subseções. Por fim, no período, foram mais de 5 mil vacinas ofertadas.