Com mais de 10 mil membros, comissões da OAB-GO consolidam protagonismo social e defesa da advocacia em balanço de 2025

16/01/2026 Balanço, Notícias

As comissões temáticas e especiais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reafirmaram, nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, seu papel como força motriz da entidade. Em reunião para apresentação do balanço de gestão de 2025, a Seccional demonstrou como o trabalho voluntário de seus 10.705 membros transformou debates jurídicos em impacto real para a sociedade e para a advocacia goiana.

A mesa diretiva do evento foi composta pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins; a secretária-geral adjunta, Thais Sena; o diretor-tesoureiro, David Soares Júnior; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior; o diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa; a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ludmila Torres; a secretária-geral da Casag e diretora de comunicação da OAB-GO, Chrissia Bandim; a conselheira seccional Tatiana Givisiez; e a presidente da Comissão de Direito Imobiliário e coordenadora de redes da OAB-GO, Tatiana da Mata.

Voluntariado que gera resultados

Os dados apresentados revelam uma máquina de produção intelectual e institucional. Ao todo, as 133 comissões ativas realizaram 525 reuniões (presenciais e híbridas) e expediram 590 documentos oficiais, entre ofícios, memorandos e despachos que cobraram melhorias e defenderam prerrogativas.

Para o presidente Rafael, os números refletem a força da advocacia unida. “Precisamos saudar a disposição da advocacia. Começamos o ano de 2026 com a certeza de que as comissões não são apenas grupos de estudo, são o braço da Ordem que alcança onde a sociedade mais precisa. O trabalho realizado prova que, quando a advocacia lidera, a cidadania se fortalece”, afirmou Lara.

Gestão e Eficiência

A secretária Thais, responsável pela coordenação das comissões, destacou a organização interna que permitiu tramitar 984 processos ao longo do ano. “Gerir esse volume de trabalho exige técnica e paixão. Nossas comissões são fundamentais para o fortalecimento da advocacia e da sociedade, atuando como espaços de aperfeiçoamento profissional onde advogados voluntários aprofundam temas jurídicos e defendem prerrogativas diariamente”, pontuou.

Relevância Social e Educacional

O relatório destacou projetos de alto valor social, como o “Paz nas Escolas”, que realizou 900 palestras simultâneas, levando noções de cidadania e direitos para a rede de ensino. Outro ponto alto foi a campanha de segurança pública contra o “Golpe do Falso Advogado”, em parceria com a Polícia Civil, protegendo a sociedade e a credibilidade da classe.

Reforçando o pilar educacional, o presidente da ESA-GO lembrou a conexão intrínseca entre a prática das comissões e a academia. “As comissões são o nascedouro das teses que a ESA aprofunda. Essa integração é o que garante uma advocacia goiana tecnicamente de ponta e preparada para os desafios do mercado”, apontou Rodrigo.

Integração e Legado

A parceria entre os braços da Ordem foi celebrada pelo presidente da Casag, que reforçou o compromisso assistencial e a importância da participação ativa. “O sucesso que estamos cada dia mais alcançando depende muito de vocês. Espero que, nesse ano de 2026, vocês estejam presentes nos eventos e nas ações, nos trazendo ideias, sugestões e soluções. Nós estamos de passagem nesses postos, mas é importante trazer essas contribuições para deixarmos um legado”, finalizou Eduardo.