A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) parabeniza as forças de segurança pela operação que resultou, nesta sexta-feira (31), na prisão de nove suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em aplicar o chamado golpe do falso advogado. A ação, conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, desarticulou um grupo que utilizava o sistema digital do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) para aplicar fraudes em todo o país.
No local, os policiais apreenderam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos, confirmando o acesso indevido ao Sistema ESAJ, plataforma em que tramitam os processos judiciais do TJ-SP. Os presos foram encaminhados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), responsável pela investigação.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que o golpe do falso advogado é uma das maiores preocupações da advocacia atualmente, não apenas em Goiás, mas em todo o país. Ele destaca que cada vez mais profissionais são vítimas ou conhecem alguém que sofreu esse tipo de fraude, em que criminosos se passam por advogados ou escritórios para enganar clientes e obter vantagens financeiras.
“É importante que a advocacia se conscientize sobre esse risco e oriente seus clientes, especialmente aqueles envolvidos em processos judiciais. A Ordem dos Advogados do Brasil não vai descansar enquanto não conseguir eliminar todas essas quadrilhas que atacam nossos clientes e a advocacia como um todo”, afirmou o presidente.
Atuação da OAB-GO contra o golpe
Com o objetivo de prevenir e combater esse tipo de prática, a OAB-GO tem atuado de forma contínua e integrada. Em março deste ano, a Comissão de Segurança Pública e Política Criminal (CSP) lançou uma cartilha informativa voltada à advocacia e à sociedade. O material reúne orientações sobre como identificar possíveis fraudes, agir diante de situações suspeitas e proteger dados pessoais e profissionais. A publicação também ressalta a importância do uso exclusivo de canais oficiais de comunicação, do cuidado na exposição de informações pessoais e da orientação direta aos clientes sobre os riscos dessas fraudes.
Acesse a cartilha (clique aqui)
Canal de denúncias
Caso advogados(as) ou clientes se tornem vítimas do golpe, é fundamental que a denúncia seja formalizada por meio do registro de uma notícia-crime (acesse o modelo). Esse procedimento pode ser realizado online, no site da Polícia Civil (clique aqui), e deve incluir informações como prints das conversas e transações, documentos do processo fraudado, e os dados do advogado(a) e do cliente.
Para fortalecer as investigações, a OAB-GO também criou um canal exclusivo para o recebimento de denúncias. Além disso, disponibilizou um formulário específico (clique aqui) para facilitar o registro das denúncias e a coleta de dados, como o nome do advogado(a), do cliente e detalhes do processo fraudado. Essa iniciativa permite uma atuação coordenada entre a Ordem e as autoridades policiais, garantindo um combate mais eficaz ao crime.