A OAB-GO firmou parceria com Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-GO), da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, para distribuição das cartilhas da campanha Eleições Limpas. Em parceria com o Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco), o Gefe-GO realiza em escolas e universidades de todo o Estado palestras voltadas para a educação fiscal e combate à corrupção.
As próximas palestras serão realizadas nas faculdades Alfa, Unifan, PUC-GO, Araguaia e Universo. "Estamos encaminhando a cartilha para todas as escolas estaduais de Goiás, para que os professores façam a conscientização dos alunos em sala de aula", afirma o coordenador do Gefe-GO, José Humberto Corrêa de Miranda.
Terminais
A OAB-GO lançou a cartilha na sexta-feira (14), no Terminal Isidória. O material traduz de forma simples o que os candidatos podem ou não podem fazer em suas campanhas. Serão distribuídos 50 mil exemplares em todo o Estado.
"Nessa reta final da campanha, existe habitualmente um aumento do número de violações da legislação eleitoral. Voto não tem preço, tem consequência e é preciso que o eleitor tenha condições de avaliar a conduta de seu candidato, identificando quando há alguma transgressão às leis e denunciar", afirma o presidente da seccional, Henrique Tibúrcio.
Na última segunda-feira (17), o presidente da Comissão das Eleições Limpas, Júlio César Machado, e o presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Enil Henrique Neto, realizaram a distribuição da cartilha no Terminal do Cruzeiro. Também participaram da ação os membros da CAJ Francisco Sena, Tobias Amaral, Thayza Florencio de Sousa, Israilton Pereira da Silva e Wanderson Oliveira. A próxima ação será realizada no Terminal da Vila Brasília, nesta quinta-feira (20), às 17h30.
Canais de denúncia
A cartilha está disponível no site www.eleicoeslimpas.com.br, onde existe também espaço para que o eleitor denuncie violações praticadas por candidato. As denúncias também podem ser realizadas pelo telefone 0800 642 2210, que funciona 24 horas.
As denúncias são encaminhadas para as instituições e autoridades competentes, tais como Ministério Público, Polícia Militar e Tribunal Regional Eleitoral. As cartilhas serão distribuídas nas 41 subseções da OAB no interior do Estado e por instituições parceiras da campanha, entre elas a Acieg e o Sindilojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO