Subseção de Rio Verde promove VI Congresso Regional de Direito do Agronegócio

22/10/2025 Notícias

A subseção de Rio Verde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio de sua Comissão de Direito do Agronegócio, promoverá no dia 13 de novembro, às 18h30, o VI Congresso Regional de Direito do Agronegócio, que nesta edição traz o tema central “Tutelas Provisórias, Renegociação de Dívidas e Crédito Rural na Prática Forense”. O evento será realizado no auditório da sede da OAB Subseção de Rio Verde-GO.

Clique aqui para se inscrever

Consolidado como um dos principais encontros jurídicos do Sudoeste Goiano, o congresso terá como eixo de debate o tema “Advocacia no Agronegócio: Estratégias Jurídicas em Tempos de Crise Rural”, abordando os desafios enfrentados pelo setor em um cenário de instabilidade econômica e climática. O objetivo é aproximar a advocacia e o Poder Judiciário, promovendo o diálogo técnico e estratégico sobre as questões mais relevantes da prática jurídica ligada ao campo.

O encontro reunirá membros do Poder Judiciário, estudiosos do Direito e advogados especialistas, que irão compartilhar experiências e discutir soluções práticas para demandas forenses do agronegócio. Entre os tópicos em pauta, estarão as tutelas provisórias, a renegociação de dívidas rurais e o crédito rural, tratados sob uma perspectiva interdisciplinar e voltada à solução de conflitos e fortalecimento da segurança jurídica no setor.

Entre os palestrantes confirmados estão Thiago Castelliano, juiz de Direito do TJGO, mestre em Direito do Agronegócio e doutorando pelo IDP; Elias Marques de Medeiros Neto, pós-doutor em Direito Processual Civil pelas Universidades de Lisboa, Coimbra e Salamanca, advogado e presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB-SP; Reinaldo Alves Ferreira, desembargador do TJGO, mestre em Direito Processual Civil e doutorando em Direito Constitucional pelo IDP; e Marcos Freitas, advogado, doutorando pela UNESP, mestre em Direito e MBA em Agronegócios pela ESALQ/USP.

Mais do que um evento acadêmico, o congresso se destaca como um espaço de integração institucional, reunindo profissionais do Direito, produtores rurais, cooperativas e instituições financeiras, com o propósito de construir uma advocacia cada vez mais técnica, estratégica e comprometida com o desenvolvimento sustentável do campo.