TED da OAB-GO acelera análise de processos éticos com o Programa ‘Atualizar’

29/09/2025 Tribunal de Ética

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizou nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, a 2ª edição do Programa ‘Atualizar’. O evento reuniu juízas e juízes de diferentes câmaras do Tribunal de Ética.

A iniciativa, liderada pela presidente do TED, Ludmila Torres, criou o programa para acelerar a análise processual das representações ético-disciplinares. Nesta fase, o foco é otimizar o fluxo e agilizar o trabalho na verificação dos requisitos de admissibilidade das representações, conforme o artigo 57 do Código de Ética e Disciplina.

Volume recorde, sinônimo de confiança

Durante o encontro, a presidente apresentou um dado que reforça a relevância social do trabalho do Tribunal: o aumento exponencial no número de processos. “Em julho, nós já tínhamos recebido e autuado a mesma quantidade de processos que autuamos em 2024 inteiro”, revelou.

No entanto, o volume crescente de processos não indica um aumento nas infrações na advocacia. “Pelo contrário, é um sinal claro de que a classe, a sociedade e o Judiciário estão reconhecendo a seriedade do trabalho de controle ético”, acrescentou Ludmila.

“Esse aumento reflete a representatividade que o TED tem alcançado. Nossa equipe tem correspondido com entrega de resultados, o que aponta para o reconhecimento da sociedade de que o controle deontológico, de fato, é feito,” afirmou

Interlocução de experiências

O encontro também serviu como um momento de interlocução e troca de experiências entre juízes e integrantes de outras composições do TED. “Quando a gente se debruça juntos para analisar processos, temos a oportunidade de melhorar a nossa percepção e entregar um julgamento mais acurado”, ressaltou Ludmila.

As próximas fases do Atualizar, previstas ainda para este ano, se dedicarão ao deferimento e à instrução processual, ou seja, à aprovação formal dos processos aptos a seguir e à coleta ativa de todas as provas e evidências. O objetivo, à luz da pertinente legislação, é assegurar a análise e processamento com eficiência e alta qualidade do acervo ético-disciplinar.