A Sessão Plenária do Conselho Seccional da OAB-GO de quarta-feira (1º) empossou membros das recém-criadas comissões do Advogado Professor e dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO.
O conselheiro federal por Goiás Marisvaldo Cortez Amado, afirma que as primeiras ações da Comissão do Advogado Professor serão a melhoria do ensino jurídico e a valorização do docente. "É importante dar uma impulsão no ensino jurídico, o que passa pela valorização do advogado que está na sala de aula. É preciso haver um equilíbrio do valor da hora/aula nas universidades, o que incentiva profissionais experientes a levar seu conhecimento aos estudantes de Direito. Isso provoca reflexo positivo na advocacia", afirmou o conselheiro, que preside a comissão.
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, destacou que a valorização do advogado professor beneficia toda a advocacia. "A seccional defende a qualificação dos profissionais de Direito e é evidente que a qualidade do ensino exige docentes valorizados", afirmou.
Pessoa com deficiência
A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência é presidida pelo advogado Tênio do Prado. Já na posse, a comissão realizou sua primeira reunião. "Temos muito a realizar em defesa desta que é uma questão mundial, já que existe quase 1 bilhão de pessoas nessa condição", afirmou.
O advogado é membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiás e membro da Comissão Nacional das Pessoas com Deficiência da Caixa Econômica Federal e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO.
Henrique Tibúrcio destacou que a criação da comissão tem grande relevância por estar voltada a defender os direitos de mais de 1 milhão de goianos. "Para mim, é motivo de muita satisfação e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade, pois estaremos representando os direitos de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas com deficiência de Goiás, segundo o Censo 2010."
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO