No dia 11 de julho, o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e presidente da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional, Carlos André Pereira Nunes, representou a seccional na solenidade de posse do advogado José Roberto de Castro Neves como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento, realizado no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, foi conduzido pelo advogado e acadêmico Joaquim Falcão.
Carlos André levou à solenidade a representatividade da OAB e reafirmou a importância do diálogo entre o Direito e a Literatura — temas que norteiam sua atuação como presidente da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura. Sua presença também expressou o compromisso da seccional com a valorização da cultura e da linguagem como pilares da formação jurídica e do exercício da advocacia.
“Foi um evento memorável para a advocacia na Casa de Machado de Assis. Não há advocacia sem cultura, sem linguagem e sem literatura. A digna história construída por nossos antepassados exige de nós apreço inestimável pela profundidade e pela cultura. Ver a advocacia representada e reconhecida com galhardia, na pessoa do imortal José Roberto de Castro Neves, é a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o conselheiro.
Para ele, a participação na ABL serviu ainda para evidenciar o protagonismo da OAB na defesa de uma advocacia humanista, capaz de unir o rigor técnico à sensibilidade cultural. “A OAB-GO, com o apoio incondicional do presidente Rafael Lara e de toda a diretoria, mantém firme o compromisso com a formação de profissionais éticos e conscientes da importância dos valores culturais. Essa postura reforça a ponte entre o Direito e as artes, tão presente na trajetória de José Roberto de Castro Neves”, expressou.