A advogada goiana Tatiana de Oliveira Takeda foi nomeada membra titular da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, para o triênio 2025–2028. A nomeação reforça o reconhecimento nacional de sua trajetória dedicada à defesa da inclusão, da acessibilidade e dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência.
Acesse a portaria na íntegra (clique aqui).
A Comissão tem como objetivo promover o debate e a formulação de políticas institucionais, legislativas e sociais voltadas à garantia e à ampliação dos direitos das pessoas com deficiência no país. Atua, ainda, no fomento à advocacia inclusiva, ao respeito à diversidade e à eliminação de barreiras físicas, sociais e jurídicas.
“É com grande honra e profundo senso de responsabilidade que recebo a nomeação como membra titular da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto ao Conselho Federal da OAB. Agradeço à OAB Nacional pela confiança em meu trabalho e pela oportunidade de contribuir, em âmbito nacional, com a promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência — pauta pela qual tenho atuado com dedicação e compromisso ao longo da minha trajetória. Reafirmo meu compromisso com a advocacia, com a justiça social e com a construção de uma sociedade mais acessível, inclusiva e igualitária para todas as pessoas”, declarou Tatiana.
Ela também fez um agradecimento especial à OAB-GO: “Agradeço, em especial, à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás, pelo constante apoio e pela confiança que sempre depositaram em mim para representar o Estado de Goiás em espaços tão relevantes.”
Currículo
Tatiana Takeda é advogada, professora universitária da PUC Goiás desde 2007 e docente em cursos de pós-graduação. Atua como assessora de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e tem reconhecida trajetória na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, com participação ativa na Comissão Nacional e na Comissão Estadual da OAB-GO sobre o tema.
É mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, com diversas pós-graduações nas áreas de Direito Educacional, Direito da Criança, Juventude e Idoso, Direito Civil e Processual Civil, Ensino Estruturado para Autistas, entre outras. Também é autora, coautora e colaboradora de publicações jurídicas e educativas, como os livros “Theo: Poucas Palavras e Muitos Sentimentos” (Aluar, 2023), “Autismo: Legislação e Jurisprudência” (Rideel, 2023 e 2025), e “À mãe que me tornei” (Uiclap, 2025).
Tatiana também é administradora do perfil “Direito e Inclusão”, no Instagram, onde compartilha conhecimento, experiências e conteúdos voltados à inclusão e à cidadania.