Na abertura do Encontro, o presidente do TJ-GO, desembargador Leobino Valente Chaves, e Henrique Tibúrcio assinaram o Termo de Cooperação, o qual consiste no apoio da seccional goiana ao Programa Justiça Terapêutica. Este último visa congregar as comunidades terapêuticas no acolhimento e no tratamento dos infratores usuários e dependentes químicos envolvidos em processos judiciais.
"A questão das drogas é um problema de todos. Não podemos nos esconder desse mal; a sociedade precisa participar. É justamente isso que tem feito o Poder Judiciário através desta grande iniciativa e a OAB-GO faz questão de apoia"”, disse o presidente da OAB-GO durante a abertura do Encontro de Comunidades Terapêuticas
Tibúrcio parabenizou os colaboradores do projeto pelo trabalho e destacou que contribuirá para que o programa tenha cada vez mais suporte jurídico, estruturação e atendimentos para ajudar infratores usuários e dependentes químicos: "É preciso trabalhar em prol do mesmo objetivo: a paz e harmonia em sociedade, antes que o problema se torne insolúvel", finalizou.
Em seu discurso, Leobino Valente Chaves saudou os resultados obtidos do projeto desde sua criação, em outubro de 2010: "O Programa Justiça Terapêutica se propõe a cumprir medidas que visam a reinserção social e consequentemente a cura da violência. Minha esperança é expandir o projeto para todo o Estado". O presidente do TJ-GO ainda agradeceu o apoio das instituições que engajaram na iniciativa e agradeceu a todos os presentes pela participação no Encontro.
Na ocasião, a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Lívia Baylão, exaltou a importância da OAB-GO no projeto: "As comunidades terapêuticas necessitam do poder público. É justamente isso que buscamos: a segurança jurídica para estas receberem recursos e, assim, desempenharem cada vez melhor seus trabalhos."
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO