O advogado goiano Tênio do Prado foi nomeado para integrar a Comissão Especial de Defesa das Pessoas com Deficiência, do Conselho Federal da OAB. Ele foi designado pelo presidente Ophir Cavalcante Junior e vai representar a OAB-GO e o Estado de Goiás na comissão.
"Honraremos com empenho e dedicação esse cargo, para salvaguardar os direitos das pessoas com deficiência de todo país e, ao mesmo tempo, representar essa colenda Casa e o Estado de Goiás com esmero e competência", diz Prado, que é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiás e membro da Comissão Nacional das Pessoas com Deficiência da Caixa Econômica Federal e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO.
Aproveitando a designação, o advogado, ao lado do presidente da comissão, Frederico Antônio Gracia, apresentou ao Conselho Federal da OAB uma proposta de alteração do nome da comissão para Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O motivo é acatar parecer do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que orienta o uso de "pessoa com deficiência".
Dessa forma, a intenção também é padronizar a terminologia em todas as seccionais do País e, naquelas em que não houver uma Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que a mesma seja instalada.
Para Tênio do Prado, o objetivo é "propiciar a consecução de outras providências e políticas que agreguem valor à causa, em todas as esferas da administração pública, de modo que essas pessoas, os seus direitos, as suas entidades e os seus órgãos representativos sejam fortalecidos com a efetiva e imprescindível participação da OAB, entidades civis da sociedade organizada, Ministérios Públicos e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre outros".
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO