ESA e EJE firmam parceria em palestra sobre eleições

27/03/2012 Evento, Notícias

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO e a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE-GO) firmaram, na noite de segunda-feira (26), parceria para realização de eventos na capital e no interior do estado com o tema Eleições 2012. O primeiro encontro foi realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional. Assinaram o convênio o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o diretor-adjunto da ESA, Dyogo Crosara, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Gilberto Marques Filho, e o diretor da EJE-GO, Adeguimar José Ferreira.

Dyogo Crosara agradeceu ao TRE por acreditar na grandeza e na importância do evento. “Agradecemos o TER por firmar com a ESA a primeira parceria da história da EJE. Este é o pontapé para outros nove eventos que serão realizados no interior do estado. Estamos aqui para falar da maior festa da democracia, as eleições”, destacou o diretor-adjunto da ESA. Adeguimar José Ferreira ressaltou a parceria com ESA e com a OAB-GO. “É importante ombrearmos essa discussão fundamental em ano de eleições. Esta série de encontros vai discutir cidadania, civilidade e eleições.”

Henrique Tibúrcio afirmou que é motivo de orgulho que a ESA promova eventos que debatam temas tão pertinentes a todos os cidadãos. “Ficamos muito felizes e muito honrados, porque essa é a nossa conduta: unir atores para disseminar conhecimento e alimentar o debate saudável. É muito importante que a ESA leve essas discussões ao advogado mais afastado da capital”, destacou o presidente da OAB-GO.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Caputo Bastos, foi o palestrante da noite. Ele abordou as eleições de uma maneira geral, destacando o papel do cidadão no processo. “Em eventos como esse a gente procura esclarecer pessoas, disseminar conhecimento. Temos o dever, na condição de cidadãos, de mediar conflitos”. Caputo ressaltou ainda a relevância do tema para toda a sociedade. “Direito Eleitoral é tão importante que deveria ser matéria obrigatória no primeiro e no segundo grau da escola. Todos nós temos muitas obrigações e deveres, pois escolhemos representantes e, justamente por isso, não podemos reclamar quando estes não correspondem às expectativas. Temos o dever de fiscalizar”, alertou.

Participaram também do evento o vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, o secretário-geral da instituição, Flávio Buonaduce Borges, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO, Danilo de Freitas, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Seleção e Sociedade de Advogados, Julio Cesar Meirelles, o conselheiro federal por Goiás, Felicíssimo Sena, o procurador-geral do município de Goiânia, Reinaldo Barreto, o juiz auxiliar Ronnie Paes Sandré, e o vereador Virmondes Cruvinel Filho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×