ESA-GO e Fórum Criminal iniciam tratativas para o I Congresso de Ciências Criminais da OAB-GO; evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro

15/04/2025 Notícias

 

As comissões temáticas da área criminal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) iniciaram, nesta terça-feira (15/04), as discussões sobre as diretrizes do I Congresso de Ciências Criminais, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, em Goiânia. A reunião ocorreu na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO) e marcou o início da organização do evento.

Participaram do encontro os presidentes das comissões temáticas que atuam nas áreas penal e processual penal, bem como da Comissão de Segurança Pública.

Estiveram presentes: Tadeu Bastos Roriz e Silva (Segurança Pública), Alan Kardec Cabral Júnior (Execução Penal), Gilles Sebastião Gomes (Direito Penal Econômico), Rafaella Maria Ferreira e Silva (Direito Processual Penal), Carlos Márcio (Direito Criminal) e Rogério Leal (Tribunal do Júri), além do diretor-presidente da ESA, Rodrigo Lustosa, e do diretor acadêmico, Dyelber Araújo.

De acordo com Gilles, o congresso nasce com o propósito de consolidar Goiás como referência nacional nos debates contemporâneos das ciências criminais, promovendo a integração da advocacia criminal com os temas mais relevantes da atualidade, discutidos por especialistas renomados do Brasil e do exterior.

“A programação completa será divulgada nas próximas semanas, mas a expectativa é de que o evento conte com painéis multidisciplinares, mesas-redondas, conferências magnas e a participação de grandes nomes do cenário jurídico nacional e internacional”, revelou.

Rodrigo Lustosa destacou ser uma importante iniciativa,

“especialmente porque envolve todas as comissões relacionadas a área criminal, indicando uma preocupação comum com a constante qualificação da advocacia criminalista e indicando a união da classe em proveito do conhecimento”.

Diretrizes

Carlos Márcio Rissi ressaltou que a proposta é reunir, em Goiânia, os mais qualificados profissionais das ciências criminais, contribuindo para que a advocacia goiana esteja preparada para os desafios do mundo contemporâneo.

Rafaella enfatizou que o Congresso pretende, ainda, inserir Goiás no cenário nacional da discussão sobre a advocacia criminal.

“Queremos fomentar ainda mais o interesse pelo conhecimento, trazendo nomes emblemáticos que, para nós da área, agregam imensamente.”

Já Alan Kardec salientou que o evento será voltado tanto para a teoria quanto para a prática.

“Teremos painéis com participação de todas as comissões, discutindo temas de direito penal econômico, execução penal, direito criminal e Tribunal do Júri. Vamos abranger todos os nichos da advocacia criminal em Goiás.”

Tadeu Bastos afirmou que o congresso será um marco histórico para o direito criminal no estado.

“Estamos buscando os maiores nomes do direito criminal do país. Faremos algo jamais visto em Goiás. Nosso objetivo é capacitar a advocacia criminal, promovendo sua união e desenvolvimento conjunto, para que atue com excelência na defesa de seus constituintes.”

Rogério Leal, presidente da Comissão do Tribunal do Júri, destacou a importância da participação da advocacia:

“Reforçamos nosso compromisso com o fortalecimento das garantias processuais, a valorização da advocacia criminal e o aperfeiçoamento do Tribunal do Júri como instrumento democrático de justiça. Será uma oportunidade ímpar de diálogo, reflexão e troca de experiências com profissionais, estudantes e estudiosos das ciências criminais.”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×