Presidente da OAB-GO paraninfa formandos em Direito

01/04/2011 Evento, Notícias

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, foi paraninfo da turma de formandos do curso de Direito 2010/2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na noite dessa quinta-feira (31). A solenidade foi realizada no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções, onde 51 alunos se tornaram bachareis em Direito.

Durante o discurso, Tibúrcio se disse honrado pelo convite de paraninfar a turma, lembrando que se formou na mesma Universidade em 1993. ?Lembrei-me do saudável convívio com os professores, das animadas reuniões com os colegas. E não pude deixar de sentir saudades?, afirmou o presidente da OAB-GO. Ao final da fala, Henrique Tibúrcio deu um conselho aos recém-formados. ?Não tenham vergonha de serem persistentes, inteligentes, estudiosos, trabalhadores, esforçados, apaixonados. Sejam a mudança onde quer que estejam?, finalizou.

Confira abaixo a íntegra do discurso:

Foi com muita alegria e gratidão que recebi o convite para vir aqui hoje, paraninfar esta turma, formada por brilhantes bachareis. Muito mais ainda, quando me lembro de que sou egresso desta Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ainda no ano de 1993.

Procurei buscar, portanto, em minhas reminiscências uma mensagem para transmitir nesta noite tão especial. Lembrei-me do saudável convívio com os professores, das animadas reuniões com os colegas. E não pude deixar de sentir saudades. Percebi, contudo, que é preciso, para que a saudade valha a pena, olhar para diante.

E vocês, meus futuros colegas, são pessoas que, tenho certeza, estão, muito mais do que eu um dia estive, determinadas a enxergar além. O mundo mudou, e vocês o fizeram mudar. Posso dizer, sem medo de errar, que está melhor do que eu o encontrei quando terminei o meu curso de Direito, embora não sejam poucos os que tentarão convencê-los do contrário.

Por isso, essa é a primeira reflexão que me permito sugerir a vocês: não temam as mudanças e principalmente, não temam promovê-las. Toda mudança é uma oportunidade de avanço, é ela é natural naqueles de espírito jovem. Ainda que a idade chegue, nunca deixem de ser jovens.

Este momento, de solene comunhão de alegrias, nos impõe falar pouco, pois as estrelas são vocês. Hoje vocês são, merecidamente, o centro das atenções. Os olhos da razão veem bachareis e bacharelas, com suas becas e paramentos.  Seus pais e familiares, cheios de orgulho, contudo, olham e pensam nas crianças pequenas que educaram e viram crescer, com grandes sacrifícios. Já seus colegas, amigos, namorados e esposos enxergam-nos como pessoas adultas, profissionais, companheiros de vida.

E como paraninfo, permitam-me, humildemente, outro conselho: mantenham sem alívio a sede de conhecimento. Só ele é capaz de municiá-los do arsenal necessário nas batalhas diárias que enfrentarão para fomentar a mudança e saciar o intelecto e o espírito.

Ao escrever esta peça retórica, quis transmitir uma mensagem sincera e útil à altura de uma colação de grau em Direito. Reflitam, ainda, portanto, sobre a necessidade de serem paradigmas positivos. Sejam pontos positivos na família, na profissão, na vida social, nos estudos, irradiando luz por toda parte, com pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes úteis.

Além de tudo isso, vivam todos os dias com entusiasmo. Com o entusiasmo o dinheiro vem, o sucesso aparece, e na expressão antiga dos latinos, ?a fama vagatur?,  a fama voa cantando suas vitórias, ainda que esse nunca deva ser o objetivo de vocês.

Muito em breve vocês serão operadores do Direito, aqueles que têm a missão sagrada de fazer curvar aos pés da Justiça a mentira, a covardia, a injustiça, o fanatismo, a ignorância, os vícios, as parcialidades políticas e as maldades de todas as espécies.

E se alguém, ainda, me pedisse uma última reflexão para esta noite maravilhosa, eu diria, apesar de tudo: mirem-se nos elevados exemplos de nossos antepassados.

O grande Péricles, advogado e estadista grego, ao lhe insinuarem para agir maliciosamente em favor de um amigo seu, em determinada demanda judicial, respondeu:
– ?Amicus ad aras?: amigos, mas até a verdade.

Isso é um exemplo a ser seguido.

Quando um formando em Direito consultou o famoso advogado e presidente americano, perguntando-o se era possível ser advogado e honesto ao mesmo tempo, Abraão Lincoln nos presenteou a todos com a seguinte resposta:

– Sim, amigo jovem, é possível ser advogado e honesto ao mesmo tempo. Mas no dia em que não conseguires ser honesto sendo advogado, deixe de ser advogado.

Isso é um exemplo a ser seguido. Só poderá ser advogado quem fizer jus a esta sentença do acordar ao adormecer.

Quando Rui Barbosa, ainda jovem, foi incentivado a falsificar sua certidão de nascimento com o fim de aumentar sua idade para poder ingressar no curso de Direito, ouviu do pai o seguinte conselho:

– Não hás de iniciar tua vida profissional, meu filho, com uma falsidade.

– E aquele menino prodígio, olhou para seu conselheiro e disse:

? Sim, senhor meu pai, não hei de iniciar minha vocação com uma falsidade.

É um exemplo inequívoco a ser seguido.

Quando todos se acovardavam em defender no tribunal o Rei deposto, Luis XVI, na época do terror jacobino da Revolução Francesa, com medo das lâminas sanguinárias da guilhotina, eis que surgiu um destemido advogado, chamado Malesherbes, que aceitou fazer a defesa do acusado, e ao adentrar no Tribunal proferiu os imortais dizeres, olhando nos olhos de seus juízes:

– Trago a este Tribunal a verdade e a minha cabeça; poderão dispor da minha cabeça, mas não sem antes ouvir a verdade.

Vocês estão se formando para defender o Estado de Direito, a democracia, a cidadania, a tradição dos direitos humanos e a dignidade. Não trabalham mais para si próprios, e sim para uma comunidade inteira que espera justiça e paz. São todos, desde já, servidores dos valores mais elevados. Não são donos dos direitos nem das pretensões, mas seus instrumentos.

Desejo a todos vocês, caros formandos, que possam ter sempre a capacidade de ver além, apesar da fumaça ambiciosa dos homens;

Que possam manter insaciável a divina sede de conhecimento;

Que possam ser exemplo positivo no mundo;

Que possam contar sempre com a presença salvadora do entusiasmo, o condutor de suas realizações;

Que possam espelhar-se nos exemplos dos grandes nomes que agigantaram e dignificaram nossa história.

Aproveitem suas virtudes e valorizem suas potencialidades. O mundo, o Brasil e Goiás dependem de mentes capazes de pensar o Direito com vistas ao futuro, e de profissionais conscientes de seu papel na construção da sociedade. Não tenham vergonha de serem persistentes, inteligentes, estudiosos, trabalhadores, esforçados, apaixonados. Todos já estão fartos dos medíocres, dos iguais, dos repetidores. Sejam a mudança onde quer que estejam.

Muito obrigado.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×