Tibúrcio conclama advogados anapolinos a lutar pela sucumbência

21/11/2008 Antiga, Notícias

 


A importância da valorização dos honorários de sucumbência foi tema de palestra proferida pelo vice-presidente da Seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio Peña, nesta quinta-feira (20), na Subseção da OAB-GO de Anápolis. Participaram da exposição o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Alexandre Iunes Machado, e o presidente da subseção, Antônio Heli de Oliveira.


“A Campanha por Honorários de Sucumbência Justos não é uma bandeira somente da OAB-GO, mas de toda a advocacia deste Estado e do País”, conclamou Henrique Tibúrcio Peña logo no início da palestra e disse que um dos objetivos da campanha é justamente mobilizar os advogados goianos para que todos lutem pela causa.


Coordenador da campanha, Henrique Tibúrcio afirmou que a valorização da verba sucumbencial é uma urgente demanda da categoria, mas lembrou que a questão também atinge diretamente os cidadãos, uma vez que os mesmos encontram na advocacia a garantia de acesso à Justiça. “Muitos são os casos em que o advogado presta assistência judiciária a pessoas carentes sem receber por isso, almejando apenas o valor da sucumbência”, disse ao destacar a natureza alimentar dessa verba para a advocacia.


O vice-presidente da Seccional informou que a conscientização da magistratura sobre a importância dos honorários de sucumbência é o principal foco dos trabalhos. “A fixação de valores justos para os honorários sucumbenciais está entre as prerrogativas do advogado, conforme prevê o Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia e da OAB, e precisa ser reconhecida e respeitada”, asseverou. “Ao contrário disso, o que temos visto é o arbitramento de valores aviltantes, não condizentes com o relevante e penoso trabalho desempenhado pelo profissional”, acrescentou. “Por isso, a sensibilização dos juízes é o grande mote da campanha”, completou o vice-presidente da OAB-GO.


A terceira frente de trabalho é o apoio a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que pretendem estabelecer critérios mais rígidos para a fixação desses honorários. “Com o apoio do Conselho Federal da OAB, vamos lutar para que sejam aprovados projetos de leis que busquem corrigir as distorções no arbitramento dos honorários de sucumbência”, assegurou. “É preciso que esses valores estejam à altura da dignidade da profissão”, finalizou.


Também prestigiaram o evento o vice-presidente e o diretor-tesoureiro da subseção, Lúcio Flavio Mendes Cruccioli e José Eustáquio Rosa Cardoso; os conselheiros OAB-GO Washington Pacheco e Reginaldo Martins; o advogado João Asmar; e o coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis, Alessandro Gonçalves da Paixão.


 


21/11 – 14h10

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×