A postura ética é o que garante a dignidade da advocacia. A afirmação foi feita pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, durante palestra que proferiu, nesta sexta-feira (7), na Subseção de Quirinópolis. Participaram da exposição o presidente da subseção, Rômulo Moreira da Silva; o prefeito Gilmar Alves da Silva, a presidente da Câmara Municipal; vereadora Nicolina Maria da Costa Pereira; o juiz da 1ª Vara da comarca, André Luiz Novaes Miguel; o diretor-financeiro do OABPrev, Reinaldo Barreto; e conselheiros seccionais Flávio Buonaduce Borges, Sebastião Macalé e Alan Ribeiro Silva, representante do município no Conselho Seccional.
A sociedade brasileira está cada vez mais vigilante em relação aos padrões éticos nas profissões, afirmou. E por se tratar de uma profissão indispensável à administração da Justiça, conforme prevê o artigo 133 da Constituição Federal, exige-se que o exercício da advocacia seja marcado por honradez, decoro, honestidade e boa-fé, ponderou.
Justamente pela relevância da profissão no contexto social, foram elaborados O Estatuto da Advocacia e da OAB e o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados dos Brasil, que disciplinam a atuação dos advogados brasileiros. Essas leis que regulam a advocacia no País são as mais avançadas do mundo, garantiu o Miguel Cançado.
O presidente da Seccional ressaltou ainda que a postura antiética denigre a imagem de toda a categoria, por isso, a OAB-GO se empenha para manter a respeitabilidade da classe. Nesse sentido, Miguel Cançado lembrou o papel fundamental do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, cujas funções vão desde a orientação a respeito da ética profissional até o julgamento de processos disciplinares. O TED trabalha para que o advogado continue merecedor de respeito e mantenha independência absoluta no exercício da profissão, contribuindo para o prestígio da classe.
Doação
Na ocasião, o prefeito municipal e o presidente da OAB-GO assinaram a escritura pública de doação do terreno cedido pela prefeitura à subseção para a construção de uma nova sede. A área tem