Relacionamento é a chave do marketing jurídico. A afirmação é de Marco Antônio Gonçalves, administrador especializado em gestão e marketing para advogados e escritórios de advocacia, que abordou o tema Marketing Jurídico como Diferencial de Carreira na manhã desta sexta-feira (19), durante o VII Encontro Nacional dos Jovens Advogados e o II Encontro da Advocacia Jovem de Goiás.
Primeiramente, o administrador esclareceu o que é marketing aos participantes do evento. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles, explicou citando Philip Kotler, autor das mais importantes obras já editadas na área. Em seguida, acrescentou que enquanto o marketing tradicional é orientado a marcas, o jurídico é dirigido a pessoas. O advogado é a principal ferramenta de marketing de um escritório e ao utilizar esse recurso o profissional agrega valor à sua carreira e ao escritório em que trabalha, afirmou.
Nesse sentido, Marco Antônio alertou que para se fazer marketing jurídico é essencial ter conhecimentos gerais e especializados em Direito e fora do Direito, escrever muito bem e de forma clara, falar bem em público, relacionar-se bem com outras pessoas e pensar marketing. Partindo desses requisitos básicos, segundo o palestrante, existe um leque de atividades que podem ser trabalhadas para se fazer marketing: promoção, comunicação, produção intelectual, presença na mídia, planejamento, desenvolvimento de relacionamentos e de negócios.
Publicar artigos é uma das formas mais representativas de divulgação profissional e a escolha do veículo é fundamental para o seu sucesso, ressaltou. Não adianta publicar no próprio site. Tem de buscar veículos de terceiros, avisou. A publicação de livros também é muito relevante, mas demanda mais tempo e dedicação. Marco Antônio disse ainda que falar em público agrega credibilidade. O advogado deve ser proativo e buscar oportunidades para expor seu conhecimento, seja em palestras, pronunciamentos ou entrevistas, pontuou ao dizer que o profissional deve cultivar a aproximação com a imprensa. Por fim, o palestrante ressalvou que criar e manter um blog é uma moderna forma de escrever e iniciar relacionamento com outras pessoas.
19/9 12h55