Confira a íntegra do discurso do presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Otávio Alves Forte, durante a abertura do VII Encontro Nacional dos Jovens Advogados e do II Encontro da Advocacia Jovem de Goiás nesta quinta-feira (18).
Vem por aqui” –
dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços,
e seguros de que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem:
“vem por aqui!”
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali…
Não, não vou por aí!
Só vou por onde me levam meus próprios passos…
Se ao que busco saber nenhum de vós respondeis
Por que me repetis: “vem por aqui!”?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí…
Se vim ao mundo,
Foi só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faça não vale nada.
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos,
as torrentes,
os desertos…
“Prezados colegas, ao tentar definir o Jovem Advogado me vi como José Régio
O Advogado Jovem ou em Início de Carreira é aquele que faz das dificuldades sua força, seu motor diário para defender o que a profissão lhe exige, para ser um vencedor, para, por conseguinte, obter sucesso!
Aliás, certa vez me falaram que o advogado é aquele que pensa diferente: quando todos vêem um crime, enxergamos a inocência até prova em contrário; quando todos querem vingança, lutamos por ampla defesa e contraditório; quando tentam justificar os meios pelos fins, defendemos o devido processo legal como o único meio de obtenção da verdadeira justiça; quando muitos tentam manter um Estado Policial – o Grande Irmão -, lutamos havidamente pela defesa dos direitos e prerrogativas como garantias do cidadão.
Não tememos o difícil, os abismos, as torrentes, os desertos; escolhemos nossos próprios caminhos com a coragem única que nutre nosso espírito. Mesmo com o risco da impopularidade, lutamos pelo direito e pela justiça!!!
Temos a independência de dizer: Não, não vou por aí! O caminho justo – mesmo que longo e acidentado – nos chama, afugentando-nos dos atalhos sombreados pela ilegalidade.
Independência e coragem que garantem nossa luta pela ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e pela defesa da Constituição Federal; que nos habilita a sermos os porta vozes de nosso sofrido povo, estimado Presidente Miguel Cançado.
Contudo, neste momento, percebo que cometo imensurável equívoco, ou, ao mínimo, um pleonasmo.
Na verdade, não existe Jovem Advogado ou Advogado Jovem.
Todo advogado tem as características acima elencadas, todo advogado é um incansável na busca da justiça, todo advogado representa de forma intransigente a defesa.
Aquele que escolhe o fácil, que esmorece nas primeiras dificuldades, que recua com medo, que atalha o caminho, que facilmente vai por ai… não é representante deste ofício.
Jovem e Advogado são semelhantes, pois possuem as mesmas características: defendem os seus ideais, suas ideologias, o interesse da classe e da sociedade. Nutrem a esperança do coletivo melhor e lutam por isso acima de interesses pessoais.
E, é por isso que temos aqui no Estado de Goiás, como representante máximo da Advocacia Jovem V. Exa. Sr. Presidente! Exemplo de um batalhador diário na defesa da instituição e de seus inscritos.
É indubitável que, para manutenção disto, faz-se necessário que o Advogado sinta-se advogado, seja capaz de exercer a mais bela das artes sim, considero a advocacia uma arte com o real valor que lhe cabe.
Por isto é que pela primeira vez realizamos, no Estado de Goiás, no Centro-Oeste, um Encontro Nacional dos Jovens Advogados!!!
Por isto é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, por sua Comissão da Advocacia Jovem, desenvolve com afinco e ardor inúmeras atividades: Escritórios Compartilhados, Banco de Currículos e Oportunidades, Manual do Advogado em Início de Carreira, Terça-Prática, OAB vai à Escola, OAB vai à Faculdade, Quarta-Cultural e este Encontro Nacional dos Jovens Advogados/Encontro da Advocacia Jovem de Goiás.
O nosso estandarte é a Valorização do Advogado! Pois, sem ele não há Estado Democrático de Direito, não há justiça!
Tenho certeza que os ideais aqui plantados e compartilhados são os mesmos de nossos colegas do restante do Brasil. Tenho certeza que esse Encontro contribuirá para a Valorização do Advogado Jovem em todas as Subseções e Seccionais aqui presentes. Ainda, que a árvore irrigada e adubada desde o primeiro Encontro continue a dar frutos, alcançando todas as Subseções e Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.
Reafirmamos hoje, queridos presidentes da Advocacia Jovem de Seccionais do Brasil e Subseções de Goiás, uma parceria incondicional entre nós!
Devo registrar o trabalho incansável de todos integrantes da Comissão da Advocacia Jovem de Goiás que imaginaram, organizaram, divulgaram e que, literalmente, realizam este Encontro Nacional.
A Todos Nós: Parabéns!!!
Sabemos que tudo isso acontece porque na CAJ não existe eu, mas nós. Comungamos dos mesmos ideais e finalidades e a cada dia mostramos e comprovamos que eles são verdadeiros.
Voltando ao início, no espírito independente e corajoso encontro a resposta ao fato de alguns dizerem que nós, advogados, somos diferentes.
A resposta está no fato de que, seja em Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Piauí, Mato Grosso, Paraná, aqui em Goiás e no restante do Brasil; somos simplesmente advogados! Para nós estranho é a defesa de interesses individuais em prejuízo do coletivo! É isso que nos torna forte!
Faço minhas as palavras do inesquecível Sobral Pinto: Vivemos da Advocacia, para a Advocacia e pela Advocacia, dentre todas as dificuldades financeiras e profissionais que só Deus sabe; a nossa única arma, Sr. Presidente, é a palavra sempre leal e indomável.
Um ótimo Encontro a todos e um Forte Abraço!!!”
19/9 8h