Os colaboradores do Comitê Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral participarão, nesta sexta-feira (1º), às 14 horas, de um curso de qualificação para atuar nessa causa. O curso ocorrerá na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e será ministrado pelo assessor jurídico da Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás e professor universitário Arivaldo Fernandes de Araújo. O expositor é mestre
Com dois canais de comunicação para receber denúncias de prática de corrupção eleitoral, o telefone 0800-645-0155 e o e-mail [email protected], o comitê goiano começa a atuar na semana que vem sob a coordenação do conselheiro da OAB-GO Júlio César do Valle Vieira Machado e com a participação maciça dos integrantes da Comissão da Advocacia Jovem da Seccional goiana da OAB.
MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas, cujo objetivo é assegurar a aplicação da Lei 9840, de combate à corrupção. Instituído durante o período eleitoral de 2002, o MCCE ampliou sua atuação e hoje funciona de forma permanente com ações em todo o País.
Existe um comitê nacional em Brasília, formado por 32 entidades, e centenas de comitês estaduais e municipais por todo o Brasil, que exercem importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa. A partir de provas coletadas e recebidas pelos comitês espalhados pelo Estado, cada comitê estadual formula representações contra políticos infratores junto à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral.
30/7 11h30