Até amanhã (6) Itumbiara será a capital da advocacia goiana. Está sendo realizado na cidade o XVIII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO. O evento foi aberto nesta quinta-feira (4), no auditório da Ulbra, pelos presidentes da Seccional goiana, Miguel Ângelo Cançado, e da Subseção de Itumbiara, Geraldo Augusto Mateus.
O prefeito do município, José Gomes da Rocha, o presidente da Saneago e ex-presidente da Subseção, Nicomedes Domingos Borges, e o conselheiro federal da OAB pela Seccional do Mato Grosso do Sul, Lúcio Flávio Goinchi Sunakozawa foram algumas das autoridades presentes no encontro que reuniu ainda toda a diretoria da OAB-GO, conselheiros seccionais, presidentes de comissões, dirigentes da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Juízes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), representantes das 37 subseções e das 75 delegacias da OAB-GO.
Logo na abertura do Colégio cinco compromissandos de Itumbiara e Goiatuba receberam a Carteira do Advogado. Em seguida, o anfitrião Geraldo Augusto deu as boas-vindas aos colegas lembrando um pouco da história da Subseção, que é a mais antiga de Goiás e foi criada em 1933. Já naquela época existia um comprometimento da OAB com o progresso da política institucional do País, pois conta na ata daquele período um parágrafo em que a Subseção de Itumbiara recebia a tarefa de congratular com a Assembléia Nacional Constituinte, explicou.
O presidente ressaltou o apoio dado pela atual diretoria à Subseção. Os advogados e advogadas de Itumbiara serão gratos pelos benefícios diretos e indiretos implantados aqui. Esta é a segunda vez que o Colégio de Presidentes é realizado
O presidente da Subseção de Caiapônia, Carlos Hernani de Lima Couto, discursou em nome do colegiado e falou sobre a estrutura de serviços que a OAB-GO coloca à disposição dos advogados por meio da ESA-GO e da Casag, além de destacar a luta da atual gestão em defesa das prerrogativas profissionais. Na luta incessante que a OAB tem travado nos últimos tempos a favor das prerrogativas do advogado, notamos vitórias como a decisão do Conselho Nacional de Justiça que determina que o magistrado é obrigado a receber advogados em seu gabinete de trabalho, a qualquer momento, durante o expediente forense, disse. Apesar de ser prerrogativa do advogado, na prática alguns juízes fazem o contrário e nós, da OAB, devemos massificar a informação para que a classe não continue sendo vítima de atitudes arbitrárias, que expõe o profissional a situações vexatórias.
O prefeito de Itumbiara, José Gomes, deu ênfase à importância histórica e econômica do município que, neste mês de outubro, completa 98 anos. Foi por aqui que começou o desenvolvimento de Goiás e do nordeste do Brasil, ressaltou. É um presente para a cidade sediar um encontro desta magnitude para a advocacia.
O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, destacou a coesão da categoria, que possibilita que problemas sejam superados, e as ações da Seccional em defesa dos advogados e advogadas de Goiás. A OAB-GO está cumprindo seu papel, afirmou o presidente. Estamos investindo na modernização dos serviços, na estrutura física das Subseções, na ampliação da linha de serviços aos inscritos, e na ação junto ao governo estadual para pagamento dos advogados dativos. Nos últimos anos foram pagos quase R$ 10 milhões aos advogados que prestam assistência judiciária no Estado de Goiás.
Homenagem às mulheres
Durante a abertura, as mulheres dos presidentes foram homenageadas. A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Maria Lucila Prudente de Carvalho, entregou um ramalhete à advogada e jornalista Symone Calil, esposa do presidente da Seccional goiana. Moab Mateus, esposa do presidente da subseção de Itumbiara, também recebeu flores das mãos da diretora adjunta da Casag, Danielle Parreira Belo Brito.
5/10 8h15