Seccional abre I Encontro da Advocacia Jovem de Goiás

28/09/2007 Antiga, Notícias

 


Os serviços da OAB-GO destinados aos jovens foram destacados durante a abertura do I Encontro da Advocacia Jovem de Goiás. O evento, aberto nesta quinta-feira (27), na sede administrativa da Seccional Goiana, vai até este sábado (29) discutindo temas como Carreira de Sucesso, Mercado de Trabalho para o Jovem Advogado, Processo Eletrônico, entre outros. As diretorias da OAB-GO, ESA, Casag, conselheiros da Seccional e presidentes de comissões participaram da abertura. O presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB do Acre, Marcus Vinícius Jardim Rodrigues, prestigiou o encontro. O advogado tributarista Raul Haidar, ex-conselheiro da OAB-SP, proferiu a palestra A Fórmula do Sucesso na Advocacia.


 O presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Otávio Alves Forte, ressaltou as ações realizadas pela Seccional em prol da categoria. “Relançamos o programa OAB vai à Escola e criamos o OAB vai à Faculdade com o objetivo de proporcionar debates, palestras e aproximar as instituições de ensino da Ordem”, explicou. “Estamos sensíveis às mudanças que o mercado da advocacia tem experimentado e a realização de um evento como este vem dar oportunidade de atualização àqueles que estão começando na profissão”. A OAB-GO ainda incentivou a criação de comissões da Advocacia Jovem nas subseções. Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB-GO, lembrou que mais serviços serão criados para o jovem advogado. “Vamos lançar no mês que vem o Banco de Currículos e Oportunidades para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho e ainda vamos inaugurar os Escritórios Compartilhados”, anunciou.  


A Fórmula do Sucesso na Advocacia


Em sua palestra, o tributarista Raul Haidar afirmou que não existe mais espaço no mercado para profissionais que não seguem a ética e disse que há, sim, uma fórmula para o sucesso. “O primeiro elemento desta fórmula é o cliente, para quem o advogado destina seus serviços, e é preciso conquistá-lo e observá-lo”, explicou. Segundo ele, o advogado não deve se esquecer dos 3Ps: Profissionalismo, item com o qual deve encarar o ofício, Paciência e Perseverança. “Além disso, é necessário ser perseverante porque ninguém consegue sucesso em menos de cinco ou dez anos”, complementou. “E por último, a paciência para lidar com os problemas que o Judiciário enfrenta hoje”.


O palestrante, ex-conselheiro por duas gestões consecutivas (1998/2000 e 2001/2003) da OAB-SP, onde foi presidente e corregedor-geral do Tribunal de Ética e Disciplina, atualmente faz parte do Conselho Editorial da revista Consultor Jurídico.


 


 


Confira a íntegra do discurso do presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Otávio Alves Forte, na abertura do I Encontro da Advocacia Jovem de Goiás.


 


“Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah, eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do “Grand Monde”


(…)
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
”


 


A morte das Ideologias entre os jovens é cantada por Cazuza desde a Década de 80. No mesmo sentido, na filosofia política, Eric Hobsbawm, em sua Era dos Extremos, trata de uma chamada crise da consciência histórica, traduzindo perdas de valores e de certezas, intrínseca à própria crise de representação do político.


Os livros pregam que o mundo Ocidental é caracterizado pelo individualismo extremo e a incessante e insaciável busca pela riqueza financeira pessoal.


Todos sabemos que o Início de qualquer carreira é difícil para qualquer um. Mesmo assim, jovens advogados propõem-se a trabalhar em prol da categoria, abdicando de seus compromissos pessoais, da busca de clientes ou do seus momentos de lazer.


A Comissão da Advocacia Jovem, carinhosamente chamada de CAJ, nesta atual gestão, em 6 (seis) meses de atuação, por meio de seus membros, vem desenvolvendo ações voltadas a defesa das necessidades dos jovens advogados, seja no exercício da carreira; nas dificuldades do mercado de trabalho; ou mesmo na função social que a Ordem dos Advogados do Brasil exerce:


Neste sentido:


– Relançamos o programa OAB Vai À Escola: que consiste na realização de palestras, por advogados jovens e estagiários, às escolas das redes pública municipal e estadual e da particular, em todas as Subseções do Estado de Goiás, com intuito de preencher a lacuna do ensino fundamental e médio no que tange ao conhecimento dos direitos e deveres básicos do cidadão;


– Criamos e lançamos, mês passado e com enorme sucesso, o OAB Vai À Faculdade: Com esta iniciativa pretende-se proporcionar debates, palestras e workshops aos estudantes universitários de Direito, abordando questões como: ética na profissão, início de carreira, mercado de trabalho, ensino jurídico, prerrogativas, exame de ordem, mulher advogada. E, mais, o OAB Vai À Faculdade pretende também aproximar a Ordem das Instituições de Ensino e, também, dos estudantes de direito nossos futuros colegas. Para tanto, ainda estamos enviando ofícios a todos os Centros Acadêmicos de Direito para que indiquem representantes para integrarem a CAJ;


– Criamos e iremos lançar no próximo dia 05 o Banco de Currículos e Oportunidades: O objetivo é a constituição de uma base de dados no sítio na internet da OAB/GO que tem como finalidade precípua facilitar a inserção dos jovens advogados e estagiários no mercado de trabalho. Para tanto, o jovem advogado poderá cadastrar seu currículo para consulta de interessados, de outro lado as sociedades de advogados e empresas poderão cadastrar as suas oportunidades para consulta dos advogados cadastrados.


– Sensível às inúmeras mudanças que o mercado da advocacia tem experimentado, com destaque para a intensa concorrência entre os mais de 500 mil[1] advogados espalhados no Brasil, somado à efetiva carência do ensino da prática desta profissão no período universitário, aliado, de outro lado, ao papel institucional da CAJ estamos desenvolvendo e elaborando o “Manual do Advogado em Inicio de Carreira”, que tem como objetivo a criação de um manual para o (a) recém-inscrito (a) nos quadros da Seccional Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, que sirva de referencial na busca de informações relevantes de aptidões, métodos e sistemas de trabalho necessários à prática da advocacia, dentre os temas que serão abordados no Manual destaca-se: I. Importância da advocacia e do advogado; II. As várias formas de exercer a advocacia (sociedade de advogados, advogado autônomo, advogado empregado, advogado associado, compartilhamento de custos e despesas) e todas as peculiaridades que as envolve; III. A existência da Tabela de Honorários Mínimos, sua importância e as maneiras de se cobrar os honorários; IV. Prerrogativas do advogado e ética na profissão; V. Tributação da profissão da advocacia; VI. Administração de escritório de advocacia (gestão geral, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de documentação, gestão de marketing jurídico, gestão de tecnologia); VII. Empreendedorismo jurídico – apresentação de novas áreas do direito; VIII. Planejamento da carreira (as várias formas de se planejar um escritório); IX. Compêndio das leis, regulamentos e provimentos dos assuntos tratados no manual; X. Disponibilização de modelos de toda documentação relacionada ao exercício da advocacia e à formação do escritório (modelos de contratos e formulários das instituições dos governos federal, estadual e municipal que tenham relação com as obrigações da profissão);


– Consolidamos a Quarta-Cultural, realizada na primeira quarta-feira do mês, dentro da programação fixa da OAB/GO: momento de descontração e confraternização da classe quando a advocacia jovem trabalha várias vertentes da cultura: apresentações de música, humor, teatro, saraus de poesias;


– Conseguimos com nossa parceira a Escola Superior da Advocacia de Goiás, a prática de preços diferenciados para advogados em início de carreira e estagiários em alguns de seus cursos e palestras;


            Incentivamos a criação e solidificação das Comissões da Advocacia Jovem nas Subseções: Para tanto as Subseções foram estimuladas a enviarem representantes/delegados a esse encontro. Sendo que, 20 Subseções se fazem representadas por seus Advogados Jovens;


            – E, não posso deixar de destacar a realização deste I Encontro da Advocacia Jovem de Goiás: marco histórico de nossa advocacia. Somos mais de seis mil advogados jovens em todo Estado de Goiás, quase 35% dos advogados inscritos da OAB-GO. E, pela primeira vez, graças a sua administração, senhor presidente, parceira dos anseios e necessidades da Advocacia Jovem, conseguimos realizar o nosso primeiro encontro com temas, palestras, discussões voltadas ao exercício da advocacia no início da carreira e a valorização do advogado jovem.


            Valorização que é estandarte da advocacia jovem de Goiás é o que move a realização de todos esses projetos mencionados.


            Temos como norte principal das nossas ações o trabalho incansável de garantir o exercício do início da carreira com valor e respeito aos direitos e prerrogativas profissionais dos jovens advogados. Conscientes de que, assim agindo, estamos defendendo os interesses do nosso sofrido povo, já que somos seus porta-vozes.


            E, tenho certeza que os ideais aqui plantados e compartilhados são os mesmos de nossos colegas do restante do Brasil e, principalmente, do Estado de Goiás. Tenho certeza que esse Encontro contribuirá para a valorização do advogado jovem em todas as Subseções e Seccionais aqui presentes.


            Nasce hoje, queridos presidentes da Advocacia Jovem das Subseções de Goiás e de Seccionais do Brasil, uma parceria incondicional entre nós, que certamente levará a modificar o exercício da advocacia em seu início!


            Como dito, esse encontro não aconteceria sem o apoio irrestrito da OAB-GO, sem a parceria firmada com a Casag e a ESA.


            OAB-GO que ao mesmo tempo modifica-se com os anseios de seus inscritos, com as mudanças sociais, políticas e econômicas de nosso Estado. Faz isso atualizando o seu quadro de conselheiros, seus presidentes, diretoria e representantes, mantém-se, também por isso, forte! Consolida e Amplia os seus serviços e a defesa de seus inscritos na mesma proporção que cresce o número de advogados.


            Não se trata de projeto de uma ou algumas pessoas, mas, sim, de uma categoria!


            Neste sentido, destaco também a composição e atuação serena e competente do Conselho Seccional, formada na sua maioria por advogados, por não dizer, também jovens: na idade; no próprio Conselho, no espírito; que lutam e defendem os interesses dos advogados em início de carreira. E, mais, são exemplos da competência dos advogados goianos.


            Agora é preciso realçar que nada teria acontecido sem o trabalho incansável dos integrantes da Comissão da Advocacia Jovem que imaginaram, organizaram, divulgaram e que, literalmente, derramaram o suor nos Fóruns e Subseções de nosso Estado.


            A simples realização deste primeiro evento já um sucesso. Agora, ver o auditório repleto é motivo para comemorarmos muito, pois tudo que está acontecendo é fruto do trabalho de cada um de nós.


            Voltando ao início, encontro resposta ao fato de uma classe contrariar as perspectivas dos filósofos e historiadores, ou seja, de lutar pelo coletivo, pela Justiça, direitos humanos, pelo Estado Democrático de Direito, combater as desigualdades, pela defesa de seus integrantes; a resposta: está no fato de sermos, a única e mesma coisa, simplesmente advogados! É isso que nos torna fortes!


            Assim, para terminar como comecei, canto uma música mais antiga, mas sempre atual:


“Caminhando e cantando e seguindo a canção


Somos todos iguais braços dados ou não


Nas escolas nas ruas, campos, construções


Caminhando e cantando e seguindo a canção


Vem, vamos embora, que esperar não é saber


Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”


 


Parabéns a advocacia jovem de Goiás que faz acontecer. Um ótimo encontro a todos e um forte abraço!!!


 


28/9 – 9h50


 






 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×