Caldas Novas tem 150 advogados, mais de 20 mil processos em andamento e apenas duas juízas. Para agilizar a prestação jurisdicional a cidade precisa de, pelo menos, mais um magistrado. Este foi o pedido feito hoje, 7, por uma comissão formada por sete advogados da comarca de Caldas Novas ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Lenar de Melo Bandeira. E o presidente da subseção da OAB-GO de Caldas Novas, Carlos Martins de Oliveira, representante do grupo, completou: Embora o nosso Fórum seja novo, não podemos ignorar a falta de um juiz.
O encontro, realizado no início da tarde, no Tribunal de Justiça, foi acompanhado pelo vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, que reconheceu a importância da reivindicação. A seccional goiana apóia este tipo de iniciativa. Na verdade, ao atender o advogado, o Poder Judiciário atende a sociedade como um todo, disse.
E a resposta do presidente do Tribunal de Justiça foi imediata. Ele prometeu solucionar o problema de Caldas Novas o mais breve possível, mesmo que provisoriamente. Até hoje atendi a todos os pedidos da OAB-GO, sempre solicitações legítimas e de real necessidade. Infelizmente não posso designar um juiz definitivo para a cidade neste momento, para isso se faz necessária a realização de um concurso. Mas vou providenciar um magistrado que possa responder temporariamente, garantiu o desembargador José Lenar de Melo Bandeira.
O vice-presidente da OAB-GO e a comissão de advogados da subseção da OAB-GO de Caldas Novas deixaram o encontro confiantes. É evidente que nós conhecemos as deficiências enfrentadas hoje pelo Poder Judiciário, mas todo este empenho do presidente do Tribunal de Justiça em nos atender é realmente louvável. A nossa expectativa em relação a este caso é muito boa, concluiu Henrique Tibúrcio Peña.
Fazem parte da comissão, além do presidente da subseção da OAB-GO de Caldas Novas, os advogados Heli Pimenta Carneiro, Osmar Alvim, Maria Laudelina Gondim, Glaydson Rocha Teles, Sávia Tatiana Naves Pereira e Thiago Branco de Farias.
07/05 18h52