Diretoria da OAB-GO se reúne com delegados da PF em Goiás

16/03/2007 Antiga, Notícias

 


O respeito aos direitos e prerrogativas profissionais dos advogados foi o principal tema discutido durante visita de dirigentes da Polícia Federal em Goiás à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás, nesta quinta-feira, 15. O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, Diretores e Presidentes de Comissões da Seccional receberam o superintendente da PF no Estado, Luiz Adalberto Philippsen, o corregedor-geral da PF, João Batista Alves dos Santos, o delegado regional executivo da PF, Ariosvaldo Renovato, e o delegado regional de combate ao crime organizado da PF, Ires João de Souza.


Na avaliação de Luiz Philippsen, a visita, de iniciativa dos dirigentes da PF, é fundamental para se estabelecer uma relação de parceria entre as instituições. “A Polícia Federal quer ouvir as principais reivindicações da advocacia para tomar medidas que possam compatibilizar as atividades dos advogados e dos agentes públicos que atendem na superintendência”. E completou: “Temos que exercer as nossas atividades sem violar os direitos dos advogados que chegam à PF e vice-versa”.


Segundo destacou o presidente da Seccional, a principal reivindicação da OAB-GO é o respeito intransigente à prerrogativa profissional, prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB, que concede aos advogados o direito de visitar seus clientes na data e horário que julgar convenientes. “É necessário que os agentes públicos responsáveis pelo atendimento aos advogados sejam conscientizados quanto aos princípios legais que garantem o livre acesso dos advogados aos seus clientes”, disse. O superintendente da PF, Luiz Philippsen, afirmou que realizará reuniões semanais com os agentes plantonistas para orientá-los sobre o assunto.  


O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Douglas Dalto Messora, afirmou que o acesso livre por advogados ao edifício da PF também seria uma mudança positiva para a categoria, como já acontece na superintendência da PF em São Paulo. “Facilitará muito o nosso trabalho, pois tornará mais ágil o atendimento aos advogados”. Além disso, o secretário-geral da Seccional, Celso Benjamin, lembrou que é fundamental para o pleno desenvolvimento das atividades de ambas as categorias, que um representante da OAB-GO seja acionado quando vários advogados comparecem ao mesmo tempo na superintendência. “Assim, a instituição pode dar o suporte necessário aos profissionais que querem conversar com seus clientes, evitando transtornos para as duas partes”.


A superintendência da PF em Goiás se comprometeu a manter diálogo permanente com a OAB-GO para garantir que as solicitações sejam atendidas.


 


16/03 – 11h25

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×