Com mais de 5 mil processos em andamento, os advogados e advogadas de São Miguel do Araguaia enfrentam um grave problema, a comarca está desprovida de juiz há cerca de um mês. Preocupado com a prestação jurisdicional na cidade, que fica a
No encontro, a diretoria da Seccional goiana foi representada pelo diretor-tesoureiro João Bezerra Cavalcante, que reforçou o pedido da Subseção. A OAB-GO não tem medido esforços para que todas as comarcas sejam providas o mais rápido possível. Na realidade, quem mais sofre com a falta de juiz não são os advogados e sim os jurisdicionados, a população, afirmou.
Em resposta, o presidente do Tribunal de Justiça prometeu solucionar o problema com brevidade. Para isso, será publicado um edital de remoção e, caso não haja candidatos, um substituto será imediatamente designado. Atualmente, quem responde por São Miguel do Araguaia é a juíza de Mozarlândia, Veruska da Silva Baruki. A quantidade de processos já se tornou insuportável, portanto, temos o maior interesse no provimento da comarca, garantiu José Lenar de Melo Bandeira.
O presidente da Subseção deixou o encontro confiante. Fomos muito bem recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça. Vou comunicar aos advogados, serventuários e, claro, à população de São Miguel do Araguaia que, em breve, teremos um magistrado. Algumas de nossas audiências já estavam sendo remarcadas para o ano que vem. Agora, estamos mais tranqüilos, concluiu Cairo Alberto Garcia.
Também participaram da reunião: a deputada estadual, Betinha Tejota; o prefeito de São Miguel do Araguaia, Ademir Cardoso dos Santos; o assessor municipal, Solano Pimenta; e o vereador, Adilson Pires da Silva.
22/8 8h30