O presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, abriu nesta quinta-feira (10) o XV Encontro dos Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados. O evento está sendo realizado na Pousada do Rio Quente e, até hoje (11), vai abordar temas como o histórico das Caixas de Assistência, o Fundo de Integração das Caixas de Assistência (Fida) e a ampliação da linha de serviços.
A abertura contou com a participação dos presidentes da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos, da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil (Concad), Walter Cândido dos Santos, também presidente da Caixa de Minas Gerais, e dos conselheiros federais pela OAB-GO, Daylton Anchieta Silveira e Paulo Afonso de Souza, entre outras autoridades.
Jaime dos Santos destacou o papel das Caixas de Assistência. Elas são parceiras da OAB, não apenas para oferecer serviços e produtos mas também para discutir e encontrar soluções para as necessidades dos advogados, seja no campo da saúde, da previdência, da qualidade de vida, no campo cultural, entre outros, disse o anfitrião. Nosso compromisso neste encontro é conhecer e discutir todas as áreas de oportunidade para aperfeiçoar a instituição e concretizar a excelência em benefícios e realizações.
O presidente da Concad lembrou que, por meio das Caixas, é possível olhar os menos favorecidos e afirmou que está havendo um avanço com a ampliação da assistência aos advogados e com a criação da Seguridade Social. Mas é lamentável que alguns dirigentes e advogados brasileiros não conheçam os serviços que as Caixas prestam para eles e seus dependentes, disse. Temos que buscar divulgar mais nossos serviços e benefícios até como forma de buscar a adimplência dos advogados.
Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB-GO, lembrou que a fase de amadurecimento e consolidação das Caixas de Assistência está sendo cumprida. Temos uma ampla linha de serviços, disse. Em Goiás, tanto a OAB quanto a Casag vem servindo bem a advocacia, cada uma na sua função. O presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, ressaltou a importância do evento. A advocacia não tem só seu lado institucional e social, mas também sua esfera corporativa, explicou. É importante que cuidemos da saúde do profissional e é por isto que hoje as Caixas de Assistência são peças fundamentais na estrutura da OAB.
Assistiram ainda a abertura do evento o diretor-tesoureiro da OAB-GO, João Bezerra Cavalcante, o conselheiro Flávio Buonaduce Borges, o vice-presidente da Casag, Enil Henrique de Souza Filho, os diretores Antônio Carlos da Silva Magalhães, Danielle Parreira Belo Brito, Amadeu Gustavo de Faria, o diretor tesoureiro da OAB Nacional, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, os presidentes da OAB do Amapá, Washington Caldas, da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Glícia Thaís de Miranda, da Subseção de Caldas Novas, Carlos Martins de Oliveira, e da Comissão Especial de Seguridade Social e Previdência Complementar da OAB, Jeferson Luís Kravachychyn.
11/04- 09h10