Com o objetivo de diminuir os casos de omissão e impulsionar uma rede de proteção conjunta no enfretamento à violência contra as mulheres, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizará o lançamento regional da campanha Advocacia Sem Assédio na próxima terça-feira (21/06), às 18h30, na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), em Goiânia.
Exclusivamente presencial, o evento contará com a presença da conselheira federal Ariana Garcia, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Ludmila Torres, e também com a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, que vai iniciar o debate sobre os recentes dados de assédio sexual e moral em ambientes jurídicos.
De acordo com Cristiane, a iniciativa é de todo o sistema OAB.”Estamos liderados pelo nosso presidente nacional Beto Simonetti e sua diretoria prontamente abraçaram a campanha e ultimaram todos os esforços para que todos os presidentes das seccionais o fizessem também. E o nosso presidente da OAB-GO, Rafael Lara, como apoiador das demandas femininas, prontamente abriu as portas da Ordem goiana para que a campanha fosse lançanda não só na capital, mais também no interior”, disse.
A campanha vai se estender durante todo o ano por meio de eventos regionais, rodas de conversa e realização de lives, além da vistoria contínua do canal de denúncias.
A presidente da CMA em Goiás, Fabíola Ariadne, ressalta a importância da campanha no oferecimento de uma rede de proteção às advogadas. “A campanha Advocacia Sem Assédio é muito importante para que promovamos um ambiente seguro e saudável de trabalho. As mulheres têm o direito de exercer a advocacia livre desse tipo de amarra, além disso, queremos que as advogadas assediadas se sintam seguras e acolhidas para denunciarem a agressão através de um canal especializado”, salientou.
Segundo ela, após o lançamento na seccional goiana, serão realizadas caravanas às subseções da Ordem para conscientizar e debater sobre o tema no interior de Goiás. O objetivo é, em uma ação conjunta, atuar no combate ao assédio sexual, moral e institucional contra as mulheres advogadas de todo o estado.
A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Ludmila Torres, enfatiza “a consciência de que o assédio é um fato recorrente e permeia todos os espaços ocupados por mulheres é imprescindível para uma repactuação social focada na justiça de gênero. Falar sobre assédio por meio de uma campanha promovida por advogadas para a advocacia é o primeiro passo para tranformação que somente será possível com envolvimento de todos nós”, pontua.
Ludmila Torres destaca ainda que “para algumas é o assédio que descredibiliza, retrai, gera sofrimento e angústia moral muitas vezes retirando da nossa Casa profissionais valorosas, na mesma medida, para outras o assédio é combustível para seguir. Contudo é na estirpação desta prátiva nefasta muitas vezes travestida de elogios é que passaremos ao reconhecimento e conquistas por nossas capacidades”, destaca a presidente do TED.
“As comissões nacional e estadual da mulher Advogada devem ser parabenizadas pelo debate profilático que fazem sobre o tema do assédio na advocacia, sobretudo no universo da advocacia feminina. A ideia é conscientizar e prevenir a ocorrência de casos, bem como impedir situações que já foram identificadas. É muito responsável por parte da OAB, não se silenciar diante dos casos conhecidos e do dever de cuidar da saúde mental e laboral de cada Advogada e advogado em seu exercício profissional”, enalteceu a Conselheira Federal, Ariana Garcia.
SERVIÇO
Evento: Lançamento regional da campanha Advocacia Sem Assédio
Data: 21 de junho (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: sede da ESA Goiás