Boa advocacia tem como princípios a moderação e não mercantilização do exercício profissional, destaca Samuel Balduíno em live da OAB-GO

10/04/2020 Coronavírus, Notícias

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás(OAB-GO) defendeu a moderação, a sobriedade e a não mercantilização como princípios basilares da boa advocacia. A fala ocorreu durante a live realizada nesta sexta-feira (10 de abril) no Instagram da OAB-GO sob o comando do secretário-geral da seccional, Jacó Coelho. 

Balduíno reforçou entendimentos sobre a divulgação de conteúdos por advogados e advogadas nas redes sociais no encontro virtual que abordou o tema “O que pode e o que não pode para a advocacia em tempos digitais”. 

“Existem meios legais de realizar a divulgação do trabalho da advocacia: publicação de artigos em veículos de comunicação, participações em congressos, palestras, cursos. Tudo isso são formas de o advogado publicizar o seu conhecimento, a sua competência”, explicou.

Por outro lado, a mercantilização é proibida. “Não pode, ostensivamente em uma publicação, dizer ‘Se você está com problema X, me procure e aqui estão meus contatos’. O que é permitida é a divulgação de conteúdo sem esse chamamento ostensivo e direto do cliente”, esclareceu.

Regulamentação

Balduíno expôs que o Conselho Federal da OAB está trabalhando na regulamentação da propaganda em redes sociais. Ele destaca que “a massificação de conteúdos por meio do impulsionamento, links patrocinados e a utilização de ferramentas como Google Ads (serviço de publicidade do Google) são proibidos”. 

No momento de enfrentamento à pandemia do coronavírus, a realização de lives pelos advogados, entende o presidente do TED, não é ilícita desde que não haja a mercantilização e o conteúdo seja de esclarecimentos e discussões sobre algum tema. 

Ainda, ele reforçou o papel do Tribunal de Ética de valorizar os bons profissionais, indo além da função de receber, processar e julgar as reclamações das infrações éticas. “É momento para o bom advogado agir conforme o Estatuto da Advocacia e o nosso Código de Ética estabelecem, atuar como um pacificador social como já aconteceu em outras situações de crise. Tenho certeza que vamos ser protagonistas nesse aspecto.” 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×