Por meio de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou nesta terça-feira (4 de julho) treinamento para 25 advogados que militam na Justiça Eleitoral sobre o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O objetivo é capacitar a advocacia para a implantação do Sistema PJe em todas as Zonas Eleitorais de Goiás, o que deve ocorrer a partir de agosto deste ano. Nesta sexta-feira (5 de julho), outros 40 advogados vão receber o treinamento. O mesmo curso será ainda oferecido em Porangatu, Luziânia, Jataí.
O PJe é um sistema que visa proporcionar maior agilidade na prestação de serviços judiciais, gerando maior comodidade e economia, onde os processos tramitarão eletronicamente, dispensando reuniões presenciais.
O secretário-geral da Comissão de Direito Político e Eleitoral (CDPE), Diogo Araújo Alves, destaca a importância do curso. “Estamos aprendendo a manusear o sistema, que tornará mais dinâmico o trabalho da advocacia na justiça eleitoral. O novo sistema é sinônimo de maior celeridade. O advogado não precisará mais se deslocar ao fórum para ter acesso aos autos, protocolos, entre outros.”
Sistema
A implantação do sistema PJe nas zonas eleitorais de Goiás (1º grau de jurisdição) será implantado gradualmente a partir de agosto/2019, conforme prevê Portaria TRE/GO nº 108/2019 (arquivo HTML).
No mês de agosto, o PJe será implantado nas nove Zonas Eleitorais da Capital; no mês de setembro, em trinta e quatro Zonas Eleitorais do interior de Goiás e, em outubro, nas demais quarenta e nove Zonas Eleitorais do Estado.
Já está sendo disponibilizada a infraestrutura adequada para recepcionar e disponibilizar o sistema, bem como a capacitação dos usuários. Os advogados começam a receber o treinamento para manuseio do sistema a partir de julho.
A expansão do sistema para as zonas eleitorais visa proporcionar maior agilidade na prestação jurisdicional, possibilitando maior comodidade e economia às partes e aos advogados, que não precisarão mais comparecer pessoalmente para acompanhar ou praticar atos processuais já que os processos tramitarão eletronicamente.
O curso contou com a presença do juiz eleitoral Vicente Lopes da Rocha Júnior.