A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) em parceria com a Comissão de Acessibilidade da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), realizaram No último domingo (23/09), uma Capoeira Inclusiva. O evento realizado no CEL da OAB, foi mais uma ação das atividades na campanha “Setembro Verde”.
O presidente da CDPcD, Hebert Alves, explicou que a ação teve por objetivo apresentar para os frequentadores do CEL as capacidades de um deficiente em participar de qualquer atividade. “Todas as atividades podem ser adaptadas às pessoas com deficiência, independentemente de qual seja a deficiência, desde que haja vontade e sensibilidade, um olhar humano para com as pessoas”, explicou.
A aula foi ministrada pelo professor Mestre Takinha que atua na área há 10 anos. “Quando eu comecei a dar aula em uma escola inclusiva, eu não tinha qualquer contato prévio com pessoas com deficiência. Eu tentei me colocar no lugar daquela criança cadeirante, com síndrome de down ou com autismo, pensando em como eu me sentiria em uma sala de aula ou em uma quadra de uma aula de educação física sem qualquer apoio, sem poder participar das atividades. O trabalho foi crescendo com a participação e o ensinamento de cada um dos alunos”, conta.
O evento contou com um show de encerramento da artista Fabrícia Eges, que é deficiente visual. Fabrícia é cantora, musicista e compositora e apresentou um repertório variado, de Zeca Baleiro a Belchior.
(Com informações da CASAG)