A Subseção de São Luís de Montes Belos e a Secional Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de suas comissões da Mulher Advogada, vêm a público manifestar profundo pesar e indignação com a morte de mais uma jovem mulher, ocorrida na cidade de São Luís de Montes Belos, vítima de violência doméstica, no último do dia 31 de agosto.
Noticiários da região relatam o assassinato brutal, no qual a jovem Karyta Augusto Rodrigues dos Santo, de 18 anos, foi morta a facadas depois de uma discussão conturbada com o companheiro, ouvida por vizinhos. O suspeito está foragido.
Subsecão e seccional da OAB requerem incisivamente que o crime seja apurado com rigor e celeridade e estão ao lado da sociedade local para também exigir de governantes, polícias e Judiciário que ações, medidas e políticas públicas preventivas e corretivas, previstas na legislação brasileira, sejam efetivamente praticadas e cumpridas para que mulheres goianas deixem de entrar todos os dias para as estatísticas de mortes e outros crimes decorrentes da violência doméstica e familiar.
Segundo o Mapa da Violência, Goiás é o segundo Estado no país em registros desse tipo de assassinato. A ausência de segurança e a cultura de objetificação e posse sobre a mulher contribuem para essa realidade.As comissões da Mulher Advogada ressaltam que a tipificação do feminicídio no Código Penal é de 2015 e a violência doméstica é uma das formas de cometimento, configurando a qualificadora do crime de homicídio, que torna a pena para os fatos mais severa.
A inclusão desse tipo penal em lei reconheceu que mulheres morrem especificamente pelas mãos de cônjuges, companheiros e familiares em virtude da deseducação desses homens sobre os direitos humanos da mulher e da vulnerabilidade feminina no contexto de violência. A OAB, ao mesmo tempo em que muito lamenta a morte da vítima, reforça que a união e a parceria entre instituições, bem como o engajamento de toda a sociedade, podem alterar com mais rapidez os números da violência no Estado de Goiás e permitir mais segurança a nossas mulheres e famílias.
Lúcio Flávio de Paiva
Presidente da OAB-GO
Thaís Inácia de Castro
Presidente da subseção da OAB de São Luís de Montes Belos
Ariana Garcia
Presidentes da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO
Elirosa Maria da Silva Vaz
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção de São Luís de Montes Belos