Em sessão extraordinária, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) entregou a comenda Honorem Dignum – sua mais alta condecoração àqueles que contribuem para o fortalecimento das causas da categoria e da instituição – aos advogados Maria Vilma Barros Ferreira, João Asmar e Nelson Figueiredo, na noite dessa terça-feira (18). Todos continuam desempenhando atividades típicas da advocacia.
O presidente Lúcio Flávio de Paiva destacou a importância da sessão “absolutamente histórica”. “Uma instituição que não valoriza seu passado, não tem como projetar seu futuro. Essa é a ideia inerente a esse reconhecimento e homenagem”.
Lúcio Flávio também sublinhou ainda a recuperação administrativa, financeira e moral da OAB, além de enaltecer os homenageados. “Os senhores e a senhora honram as mais importantes tradições das letras jurídicas e dessa profissão. A advocacia que eu sonho para o futuro é essa de Maria Vilma, João Asmar e Nelson Figueiredo.
A secretária-geral adjunta da OAB, Delzira Menezes, destacou a valorização daqueles que abriram precedentes para os avanços conquistados, como fator preponderante para a unidade. “A comenda Honorem Dignum é o atestado da nossa instituição, por meio de nosso Conselho Seccional, do reconhecimento do compromisso ético, profissional e do talento jurídico de cada um dos homenageados”.
Homenageados
Maria Vilma (inscrição 1.786) iniciou seu ofício há 49 anos (em 1969). É advogada especialista na área Cível, de inscrição ativa com maior tempo de atividade em Goiás. “O que é importante é fazer bem feita a parte que nos cabe. Sinto-me imensamente feliz por receber esta honraria. Eu amo ser advogada. Nosso dever é lutar pelo direito, mas principalmente pela justiça”.
O decano João Asmar (inscrição 2.069), especialista na área Fiscal e Criminal, contabiliza 253 júris e mais de 60 anos de sala de aula em Anápolis, continua a atuar como consultor jurídico. Aos 96 anos, João Asmar declarou ser “motivo de grande emoção” receber tal honraria. “Não tenho palavras para agradecer a generosidade dos que me concederam essa homenagem. O advogado é sem dúvida um arauto do bem e um sustentáculo da ordem.”
Nelson Figueiredo (inscrição 10.950), por sua vez, é o atual Presidente de Honra do Instituto de Direito Administrativo, escritor, e atuou como professor da Faculdade de Direito da UFG por mais de 30 anos. “Ser homenageado pela OAB é sentir-se elevado ao patamar mais elevado da categoria profissional”.
Histórico
Em 86 anos de história, esta é terceira vez que a OAB-GO entrega a medalha Honorem Dignum. Na primeira edição, em 2012, seis ex-presidentes foram homenageados. Em 2015, todos os inscritos com mais de 50 anos, receberam a medalha. Em 2018, com mudanças das regras, serão três advogados.
No início deste ano, o Conselho Seccional remodelou a forma de concessão da medalha a apenas um homenageado por ano. Como essa gestão não havia outorgado as medalhas de 2016 e 2017, permitiu-se a homenagem a três advogados neste ano.
Compareceram à solenidade a diretoria da OAB-GO, conselheiros seccionais e familiares dos homenageados.