Colégio de Presidentes reforça compromissos com advocacia das subseções

07/04/2017 Evento, Notícias

Reforma das subseções e melhoria das instalações, revistas nos prédios do MP-GO e campanha de valorização dos advogados. Estas foram algumas das decisões tiradas da 35ª Edição do Colégio de Presidentes de Subseções da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), realizado na quinta e sexta-feira (07).

O evento, realizado em Caldas Novas, a 165 quilômetros de Goiânia, reuniu presidentes das subseções do Estado para discutir temas pertinentes à entidade e à militância profissional. No total, 45 dos 48 presidentes de subseções compareceram ao evento. “O que provou o prestígio e a importância deste evento”, resumiu o presidente da seccional, Lúcio Flávio de Paiva. “Em tantos anos de Ordem, nunca vi um Colégio de Presidentes deste porte e com tantas deliberações”, destacou o vice-presidente Thales Jayme. 

O secretário-geral da OAB, Jacó Coelho, por sua vez, avaliou o fórum como um momento positivo para toda a advocacia. “O Colégio de Presidentes é um momento de aprendizado. Toda a advocacia compartilha ideias e opiniões. Temos discordâncias. Mas a crítica permite rever posicionamentos e possibilita crescimento. É fórum onde se ouvem todas as demandas dos quatro cantos do Estado de Goiás e onde discutimos nosso caminho”, afirma.

Anfitrião do evento, o presidente da subseção de Caldas Novas, Andrei Ribeiro, fez um balanço positivo do encontro. “Caldas Novas concentrou nestes dois dias as discussões sobre os problemas que atormentam a advocacia. Ao final, saímos com os encaminhamentos presentes nesta carta. A ideia é que tanto o Conselho Federal, quanto o Conselho Seccional, possam encampar as nossas reivindicações. Com essa sinergia, vão chegar a soluções a médio e longo prazos”, avaliou o presidente. 

Programação
A abertura oficial do evento aconteceu na quinta-feira (6 de abril), em concomitância com o encerramento da passagem da comitiva da Caravana Nacional das Prerrogativas pelo Estado. A mesa diretiva que conduziu os trabalhos na solenidade de abertura foi composta pelo conselheiro federal Leon Deniz; pela presidente da subseção de São Luís de Montes Belos, Thaís Inácio de Castro; pela diretora-adjunta da ESA, Antônia Chaveiro; pelo presidente da subseção de Caldas Novas, Andrei Aparecido Ribeiro; pelo presidente da OAB Goiás, Lúcio Flávio de Paiva; pelo presidente da Casag, Rodolfo Otávio Pereira da Mota; pela conselheira federal Valentina Jungmann.

Eleita oradora do 35º colégio de presidentes em votação realizada na edição anterior, a presidente da subseção de São Luís de Montes Belos, Thaís Inácio de Castro, defendeu o foco da entidade na defesa das prerrogativas. “A violação de prerrogativa perpassa não apenas pelas autoridades, mas também pelos nossos pares. O maior gargalo, principalmente no caso das subseções, são as infrações ético-disciplinares cometidas pelos próprios advogados. Se acobertam na cortina da morosidade do processo e continuam mantendo suas práticas imorais e perpetuando isso nas nossas subseções”, recrimina.

Antônia Chaveiro apresentou à advocacia um balanço das conquistas alcançadas pela Escola Superior de Advocacia (ESA) neste segundo ano de nova gestão. “Foram até agora 342 eventos, sendo 126 palestras e 216 cursos em todo o Estado; destes, 11 cursos foram transmitidos para as subseções em tempo real”, revelou. 

Rodolfo Otávio Pereira da Mota também destacou a atuação da Casag e antecipou novidades. “Dia 26 de abril próximo abriremos mais uma regional em Jataí estamos em estágio avançado de conversação com a subseção de Aparecida, contemplando mais um universo de quase 1,2 mil advogados que militam naquela região e que não contavam até então com a presença física da Casag. Apresentaremos também no dia 25 a retomada da livraria própria. E no próximo dia 10 de maio, iremos apresentar o maior e mais moderno escritório compartilhado do Brasil, no prédio da Caixa na Avenida Goiás, que será entregue totalmente revitalizado, presenteando Goiânia com um projeto inovador”, comentou.

Segundo dia
A apresentação do material de trabalho aos presentes e a exposição das duas presidentes das recém-instaladas subseções de Jaraguá (Ana Kátia Matias de Andrade) e Palmeiras de Goiás (Meiri Nogueira Ferreira de Abreu) abriu o segundo dia. Logo em seguida, os presidentes de subseções discutiram as pautas sugeridas em reunião prévia.O diretor-tesoureiro Roberto Serra abordou o tema “Duodécimos e Redução da Inadimplência”. “Estamos com níveis muito elevados de inadimplência e hoje tentaremos buscar soluções para que diminua essa taxa e possamos adquirir um pouco mais de saúde financeira, a fim de que possamos implementar aquilo que nos é pedido. Esse mal que aflige a instituição atrapalha a administração”, comentou Serra.   

Na sequência, o presidente Lúcio Flávio de Paiva conduziu as discussões a respeito de dois temas que suscitam muito debate entre a advocacia: “UDH’s – pagamento, procedimento, divulgação” e “Poder Judiciário: ausência/desprepraro dos juízes nas comarcas do interior”. O secretário-geral Jacó Coelho, por sua vez, discutiu o tema “Reestruturação das salas e sedes” e “Designação de conselheiros seccionais para atuar no interior por região”. “Finalmente, a secretária-geral adjunta Delzira Meneses irá debater com os participantes do colégio o tema “Capacitação de Funcionários”.

O presidente da subseção da cidade de Goiás, Reginaldo Adorno, será orador do próximo Colégio Estadual de Presidentes de Subseções. A medida foi anunciada há pouco pelo presidente da seccional, Lúcio Flávio de Paiva. O local e a data da próxima edição serão decididos posteriormente.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×