O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, recebeu na tarde desta terça-feira (26), título de Cidadão Goianiense conferido pela Câmara Municipal de Goiânia. Estiveram presentes na cerimônia o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Paiva; o vice-presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia; o secretário-geral da seccional goiana, Jacó Coelho; a presidente a Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), Arlete Mesquita; além de conselheiros federais e seccionais.
A honraria, que foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Anselmo Pereira (PSDB), visou homenagear Marcus Vinícius pelos trabalhos desenvolvidos, especialmente na defesa dos interesses da sociedade. Durante a solenidade, Coêlho agradeceu a homenagem e se comprometeu a estar atento às necessidades da cidade. "O cidadão é alguém que participa ativamente dos destinos e com esse título me sinto na responsabilidade de ficar atento às questões de Goiânia. Fico à disposição do povo dessa cidade, buscando estar à altura dessa horanria que me foi concedida", declarou.
Ele ainda apresentou a atual bandeira da instituição, o modelo de governaça baseado no semipresidencialismo, como ocorre na França, que reúne características importantes dos sistemas presidencialista e parlamentarista. Na prática, o modelo pretende assegurar uma gestão em que os problemas típicos do presidencialismo de coalizão brasileiro sejam amortizados com a experimentação de um novo arranjo, que permita a resolução das principais fontes de instabilidade política dos governos, reforçando a legitimidade democrática das maiorias eleitas.
O presidente ainda falou sobre a luta da OAB nacional contra o financiamento milionário de campanhas e a corrupção, destacando que o país vive uma crise não só econômica, mas, principalmente, moral e cabe à seccional lutar pela moralização política e social. "Essa grave crise precisa ser enfrentada sem fulanizar. O debate fulanizado serve para atender diversos interesses, exceto o da população", defendeu. (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)