OAB-GO será co-realizadora no segundo Congresso Internacional RePacificar

28/10/2015 Evento, Notícias
A OAB-GO, por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO participará como co-realizadora da segunda edição do Congresso Internacional RePacificar, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a partir das 19h30, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. O evento que tem como tema Encontro de Especialistas – Novos Paradigmas abordará aplicação de medidas preventivas, interventivas e restaurativas, voltadas para educação, comunidade, segurança e interreligiosidade, com intuito de minimizar a violência e suas interfaces.
A proposta do evento nasceu em virtude do Projeto de Pacificação Social, hoje denominado Programa RePacificar, criado pelo membro da Comissão da OAB-GO e ativista Akira Ninomiya Júnior, desenvolvido no Estado de Goiás.
Segundo Akira Júnior, o Congresso tem a finalidade de trazer a Goiânia, especialistas em prevenção e resolução de conflitos nos mais variados segmentos, com base na mediação de conflitos.
“O evento trará pessoas selecionadas para mostrar exemplos práticos de como aplicar na sociedade essa mediação. A renda do Congresso será destinada ao Programa RePacificar, que estamos implementando no Estado, o qual  leva abordagem preventiva e resolutiva de conflitos para escolas e comunidades no Estado de Goiás”, explica Akira. 
Para o presidente da Comissão, Braulio Duarte, com este evento a comunidade goianiense terá a oportunidade de compartilhar novos conhecimentos e experiências trazidos pelos maiores nomes do cenário mundial em Pacificação Social.
“Estamos vivenciando um novo momento, uma quebra de paradigmas na forma de resolução de lides, em que paulatinamente o embate adversarial vem sendo substituído pelos métodos consensuais de solução de conflitos (MASC). A Lei de Mediação (13.140/15) e o Novo Código de Processo Civil (13.105/15) trazem este marco ao ordenamento legal brasileiro, com importantes princípios pacificadores. É uma nova vertente de atuação profissional, e o Brasil ainda está em um estágio inicial quanto ao uso e reconhecimentos destes métodos, enquanto alguns países já utilizam há décadas. A Comissão reconhece a importância de tais institutos e mecanismos para a advocacia, fomentando e apoiando este Congresso Internacional em nossa capital”, disse Braulio.
O Congresso Internacional RePacificar teve sua primeira edição realizada no ano de 2014, também em Goiânia, com o tema: A Mediação de Conflitos como Política Pública Estatal, contando com expositores nacionais e internacionais. 
Esta segunda edição homenageará a Fundação Nelson Mandela, na pessoa de seu representante e palestrante Verne Harris, em reconhecimento ao legado mantido pela fundação, em especial a Comissão de Verdade e Reconciliação (TRC), um dos elementos inspiradores do Programa RePacificar. 
Para mais informação e inscrição para o Congresso clique aqui. (Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO) 
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×