A OAB-GO, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), deu início ao Curso de Atualização na Advocacia Contemporânea na quinta-feira (3). O diretor-tesoureiro da seccional, Enil Henrique de Souza Filho destacou o trabalho da ESA em profissionalizar cada vez mais a advocacia goiana. "O advogado não é administrador ou gestor, mas ele precisa aprender. O curso vem pra isso, para abrir a cabeça do advogado, deixar a improvisação de lado e passar ao profissionalismo."
A conselheira seccional e diretora-adjunta da ESA, Ludmila de Castro Torres, destacou a importância do curso e do tema abordado. "Todos os que estão aqui estão um passo à frente por estar participando dessa capacitação. Os temas são de extrema relevância para nossa carreira. Começamos a olhar a advocacia com outros olhos, com um perfil cada vez mais profissional."
A palestrante da noite, Lara Selem, falou sobre gestão de escritórios, montagem de equipe, remuneração, controle de processos, relatórios e ferramentas de gestão. Lara destacou que este é um tema ainda pouco abordado nas faculdades, o que dificulta o trabalho do advogado. "Os últimos anos da gestão legal ainda estão sendo de muita descoberta. Nas faculdades não somos treinados para esse tipo de informação, não aprendemos a lidar com público, estratégia, finanças."
A especialista em gestão de serviços jurídicos ressaltou ainda a importância de se tratar metas e objetivos para o escritório para que os resultados sejam mais facilmente alcançados. "É preciso estar claro o que a equipe vai enxergar no projeto para seguir o plano que foi traçado. Se eu não tenho capacidade de enxergar o futuro, preciso desenvolver. É preciso entender a realidade do escritório para traçar as metas e objetivos."
Participaram também do evento o conselheiro seccional e presidente da Comissão das Sociedades de Advogados, Rafael Lara, o presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Wanderson de Oliveira, e o diretor-adjunto da ESA Tobias Nascindo Amaral.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO